Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 27 de fevereiro de 2017 às 01:55

The Strongest mantém a sina de cair em grupo de clubes brasileiros na Libertadores

Desde 2003, o The Strongest enfrenta brasucas na Fase de Grupos; Desta vez será o Santos

da Redação -

São Paulo - O The Strongest, ao passar pelo Unión Española, foi um dos quatro clubes a garantir vaga na Fase de Grupos da Libertadores. E quis o destino que os bolivianos caíssem mais uma vez em um grupo com clube brasileiro. O The Strongest vai encarar o Santos no Grupo 2, assim como Santa Fe-COL e Sporting Cristal-PER. O clube boliviano, aliás, enfrenta brasucas na Fase de Grupos desde 2003, segundo levantamento do Sr. Goool.

 The Strongest está acostumado a pegar brasileiro na Libertadores!The Strongest / Site OficialThe Strongest está acostumado a pegar brasileiro na Libertadores!
A Libertadores 2001 foi a última vez que o clube de La Paz não esteve em um grupo com brasileiros. Naquela oportunidade, o Tigre amargou a lanterna no Grupo 5 que tinha River Plate, El Naciona e Guaraní. Desde então, toda vez que o The Strongest participou da Fase de Grupos, teve um brasileiro pelo frente.

Apesar do temor pela altitude, o The Strongest não oferece perigo aos brasileiros que costumam avançar de fase, enquanto os bolivianos ficam pelo meio do caminho. Em 2003, o Corinthians venceu os jogos de ida e volta e garantiu a liderança do grupo, enquanto o The Strongest foi eliminado na lanterna. O mesmo aconteceu em 2004, com a diferença do clube brasileiro ser o São Caetano.

Em 2005, o São Paulo até empatou na Bolívia, mas ganhou em casa, garantiu a liderança do grupo e ainda se sagrou campeão. Os bolivianos, por outro lado, voltaram a ser eliminados na lanterna. O Goiás, em 2006, perdeu em La Paz, mas triunfou em Goiânia e garantiu presença no mata-mata com a melhor campanha do grupo que teve o The Strongest, de novo, na última posição.

Nada fácil...
O The Strongest voltaria a disputar a Libertadores apenas em 2012 e novamente em grupo com brasileiros. Há cinco anos, os bolivianos não amargariam a lanterna, mas seriam eliminados na Fase de Grupos. Desta vez, o Grupo 1 teria Santos e Internacional. Os brasucas venceram em casa, enquanto o The Strongest triunfou sobre o Santos na Bolívia e empatou com o Inter.

No ano seguinte, novamente um grupo com dois brasileiros. O Atlético Mineiro venceu o rival boliviano em casa e fora e seria campeão do torneio sul-americano. Enquanto isso, o São Paulo perdeu na Bolívia, mas se deu bem diante da torcida. O The Strongest seria eliminado na última posição. Em 2015, o Inter perdeu na Bolívia, mas ganhou no Beira-Rio e se classificou na liderança. O rival boliviano foi eliminado no penúltimo lugar.

Cenário repetido em 2016. E olha que no ano passado, o The Strongest venceu o São Paulo em La Paz e empatou no Morumbi. Mesmo assim, o Tricolor avançou, ao contrário dos bolivianos. A única vez que o The Strongest conseguiu se dar melhor do que um clube brasileiro foi em 2014. Os bolivianos até perderam em Curitiba, mas ganharam do Atlético Paranaense em La Paz e se classificaram na vice-liderança. Já o Furacão foi eliminado na Fase de Grupos.

A estreia do The Strongest no Grupo 2 da Libertadores 2017 será em 9 de março, em casa, contra o Santa Fe. O duelo ante o Santos acontecerá na 2ª rodada, em 16 de março, na Vila Belmiro.