São Paulo - A edição 2017 da CONMEBOL Sul-americana terá início nesta terça-feira de carnaval. Paraguai, Uruguai e Venezuela tentarão dar o primeiro passo rumo à final. Apenas estes três países sul-americanos jamais decidiram o título do segundo torneio mais importante da América do Sul. Até o México, convidado pela CONMEBOL, já brigou pela volta olímpica.
O Uruguai começará com quatro representantes na CONMEBOL Sul-americana. O mais perto do título que os uruguaios chegaram foi o 3º lugar do River Plate em 2009. O mesmo aconteceu com o Paraguai em 2013, com o Libertad, e em 2015, com o Sportivo Luqueño. A Venezuela, por sua vez, jamais avançou para as principais fases da competição.
Enquanto isso, a Bolívia até foi finalista em 2004, mas perdeu o título com o Bolívar. Já os outros países acumulam, ao menos, uma volta olímpica na CONMEBOL Sul-americana. Na atual edição do torneio serão cinco campeões. O São Paulo faturou o título, em 2012, ao superar o Tigre, da Argentina. Um ano antes, a Universidad de Chile bateu a LDU.
Os equatorianos, por sinal, também são campeões e disputarão a Copa Sul-americana deste ano. A LDU deu sua volta olímpica, em 2008, contra o Fluminense. Em 2010, o Independiente, da Argentina, foi campeão sobre o Goiás. Já o Arsenal garantiu o título de 2007 contra o América, do México.
Quatro vencedores, por exemplo, estão fora dos dois principais torneios da América do Sul. Maior campeão da CONMEBOL Sul-americana com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors não pegou vaga em nenhuma competição. O mesmo aconteceu com o Internacional (2008), rebaixado no Brasileirão. Pachuca (2006) e Cienciano (2003) completam a lista.
Nesta temporada, a CONMEBOL Sul-americana receberá dez clubes da Libertadores. Serão os dois melhores eliminados da Terceira Fase (Olimpia e Unión Española), além dos oito 3ºs colocados da Fase de Grupos. A CONMEBOL Sul-Americana será disputada entre 28 de fevereiro e 13 de dezembro. Brasil e Argentina, com seis clubes cada, lideram o quesito. Há ainda quatro clubes para Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Campeões!Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com sete conquistas. O Brasil soma três títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o campeão da Libertadores.
Regulamento:
A CONMEBOL Sul-americana 2017 foi inchada com 54 clubes, sendo que dez terão vagas após eliminação na Libertadores. Na Primeira Fase, 44 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no formato de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.
A Segunda Fase terá os 22 clubes classificados na Primeira Fase, além de dez clubes da Libertadores - os dois com as melhores campanhas na Terceira Fase e os oito 3ºs colocados na Fase de Grupos. Esta fase também será eliminatória em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.
Com o mesmo formato de ida e volta serão jogadas as oitavas, quartas, semis e final. A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vagas na Recopa Sul-Americana e na Copa Suruga.