Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 04 de março de 2017 às 01:56

Copa do Brasil mantém baixa média de público após novo regulamento e inchaço de clubes

Torneio nacional ainda não teve público superior a 20 mil pagantes e média não passa de 3.500 fãs

da Redação -

São Paulo - A Copa do Brasil, por enquanto, segue desprestigiada pelos torcedores assim como nas temporadas passadas. Mesmo com novo inchaço de clubes e regulamento, o torneio nacional ainda não conseguiu encher as arquibancadas. A média atual é de apenas 3.507 pagantes e o público total está abaixo de 200 mil fãs (199.911), segundo levantamento do Sr. Goool. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou os borderôs dos mandantes Sampaio Corrêa, Boa Esporte e Ponte Preta. Sem falar que o duelo entre Paraná e Bahia acontecerá só em 8 de março.

A média de público nas duas primeiras fases da atual edição da Copa do Brasil só supera a marca do ano passado e por pouca coisa. Em 2016, as duas etapas iniciais do torneio contabilizaram 112 jogos e média de 3.348 torcedores. A Copa do Brasil passou a ter mais fases e clubes em 2013. E é a partir daquela temporada que o Sr. Goool fez este levantamento.

Há quatro anos, os 106 jogos da Primeira e Segunda Fases renderam média de 4.349 pagantes. Esta marca só fica abaixo da conquistada em 2014. Com os mesmos 106 jogos, a Copa do Brasil de três anos atrás teve média de 5.153 espectadores. Já em 2015, a média chegou a 4.018 aficionados. Entre 2013 e 2016, as duas primeiras fases tinham - teoricamente - jogos de ida e volta. O visitante que conquistasse uma vitória por dois ou mais gols de diferença, eliminaria o duelo de volta. Na atual temporada, as duas primeiras fases foram disputadas em jogo único.

Desastre atual!
Para se ter uma ideia do desinteresse do torcedor brasileiro, nenhum jogo da atual Copa do Brasil chegou a 20 mil pagantes. A melhor marca foi do duelo entre Moto Club e São Paulo (18.093). O Vila Nova, por sua vez, foi eliminado pelo Vasco sob os olhares de 14.698 fanáticos. Para fechar o Top 3 há o embate entre PSTC Procopense e São Paulo (14.604). Só quatro partidas chegaram a dez mil pagantes.

Em compensação, nove jogos tiveram público inferior a mil gatos pingados. O Murici, na abertura da Copa do Brasil, eliminou o Juventude diante de 26 testemunhas. O duelo entre São José e Sampaio Corrêa também ficou abaixo de 100 pagantes (88). Enquanto isso, Uniclinic e Portuguesa fecham o Top 3 negativo com 104 espectadores.

A Terceira Fase, com partidas de ida e volta, terá início na quarta-feira, 8 de março. Serão 20 clubes, dez jogos e dez classificados à Quarta Fase.

 Vila Nova foi um dos poucos clubes que colocou mais de dez mil pagantes nas arquibancadas pela Copa do Brasil!Vila Nova / Site OficialVila Nova foi um dos poucos clubes que colocou mais de dez mil pagantes nas arquibancadas pela Copa do Brasil!
Regulamento:
A partir da Terceira Fase e até a semifinal, em caso de empate na pontuação, os critérios de desempate serão maior saldo de gols, maior número de gols pró no campo adversário e pênaltis. Na final, gol fora de casa não fará diferença. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Chapecoense e Grêmio), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Atlético Goianiense).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Copa Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.