São Paulo - O técnico Tite tem uma base montada na Seleção Brasileira. Em quatro convocações para a Eliminatória Sul-americana, o comandante chamou 35 jogadores, sendo que 16 estiveram na lista em todas as oportunidades. A maior dor de cabeça de Tite, neste momento, está no ataque. O treinador costuma convocar quatro atacantes e, até aqui, já testou sete nomes.
Sem falar que Neymar é o único atacante na lista de 16 "queridinhos" de Tite. Além do jogador do Barcelona, Tite também testou Gabriel, do Santos, Gabriel Jesus, hoje no Manchester City e, que se não estivesse lesionado, estaria na lista atual, Taison, do Shakhtar Donetsk, Douglas Costa, do Bayern de Munique, Roberto Firmino, do Liverpool, e Diego Souza, do Sport, novidade nesta convocação.
Lucas Lima, se estivesse em totais condições, estaria na convocação para os duelos ante Uruguai e Paraguai. Ele foi chamado três vezes. Quem aproveitou a ausência do santista foi Diego, uma das novidades. Além do flamenguista, Rafael Carioca (Atlético Mineiro), Oscar (Chelsea-ING) e Fernandinho (Manchester City-ING) também já tiveram chance de brigar por uma vaga no meio-campo do Brasil.
Certezas de Tite!
Tite também dá a entender que as laterais não são problemas. Não por acaso, Daniel Alves, Fagner, Filipe Luís e Marcelo são figurinhas carimbadas nas convocações. Wendell, do Bayer Leverkusen, e Fábio Santos, do Atlético Mineiro, só tiveram oportunidade por causa de lesão e suspensão de Marcelo. No mais, Tite tem definidos seus quatro laterais.
O mesmo acontece na zaga. Gil, Marquinhos e Miranda parecem ser insubstituíveis. Thiago Silva, do PSG, desponta como o outro favorito. Já são três convocações. Rodrigo Caio, do São Paulo, e Geromel, do Grêmio, são os outros dois zagueiros que estiveram nas listas de Tite.
"Oportunidades vão aparecer. Temos oito atletas com cartão (amarelo). Uma mensagem aos atletas: joguem muito nos seus clubes, preparem-se, se precisar treinem com preparadores particulares. Atleta de alto nível a exigência é essa, precisamos desse tipo de comportamento. E aí está a oportunidade", disse Tite em entrevista coletiva.
"Foram seis vitórias em seis jogos, com força ofensiva de jogadas, contato, articulação. Por vezes eles dão a bola ao adversário, mas são contundentes, verticais, será um grau de dificuldade muito grande. Mais do que o resultado é saber por que ganha, por que perde, por que empata. A análise tem de ser feita sempre. Fico focado no trabalho do próximo jogo. A classificação é real, verdadeira, não está consolidada, mas nosso trabalho nos trouxe a essa condição. A adrenalina sobe", disse o treinador a respeito do jogo contra o Uruguai e da possibilidade de vaga na Copa do Mundo 2018.
Confira todos os jogadores convocados por Tite para as Eliminatórias:
Goleiros
Alisson (Roma-ITA)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético Paranaense)
Alex Muralha (Flamengo)
Ederson (Benfica-POR)
Laterais
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Wendell (Bayer Leverkusen-ALE)
Fábio Santos (Atlético Mineiro)
Zagueiros
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (PSG-FRA)
Miranda (Internazionale-ITA)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Geromel (Grêmio)
Thiago Silva (PSG-FRA)
Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Giuliano (Zenit-RUS)
Rafael Carioca (Atlético Mineiro)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Lucas Lima (Santos)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Willian (Chelsea-ING)
Oscar (Chelsea-ING)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Diego (Flamengo)
Atacantes
Neymar (Barcelona-ESP)
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)
Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Diego Souza (Sport)