Portal Eventos
Eliminatórias América do Sul
Em 04 de março de 2017 às 17:00

Em quatro convocações, Tite chamou apenas 13 jogadores do futebol nacional

Em alguns casos, aliás, estes jogadores do futebol nacional foram convocados em momentos pontuais

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O futebol nacional há tempos está desprestigiado em relação à Seleção Brasileira. O técnico Tite realizou quatro convocações para a Eliminatória Sul-americana e chamou 35 jogadores diferentes. Deste total, apenas 13 defendiam clubes brasileiros. O Sr. Goool considerou as convocações do atacante Gabriel Jesus, uma vez que ele vestia a camisa do Palmeiras. Enquanto isso, 62,8% - ou 22 atletas - atuam no futebol internacional.

Sem falar que, em alguns casos, estes jogadores do futebol nacional foram convocados em momentos pontuais. Foi o que aconteceu com Fábio Santos. O lateral do Atlético Mineiro só foi chamado por Tite para o duelo ante o Peru após o titular Marcelo ser suspenso por cartão amarelo no clássico contra a Argentina.

 Tite, em suas listas, tem preferido jogadores do futebol internacional e, até aqui, já chamou 22 atletas de fora!Lucas Figueiredo / CBFTite, em suas listas, tem preferido jogadores do futebol internacional e, até aqui, já chamou 22 atletas de fora!
E tem mais! Da lista de 35 nomes, 16 estiveram em todas as quatro convocações. Entre os "queridinhos" de Tite, só Weverton, goleiro do Atlético Paranaense, e Fagner, lateral-direito do Corinthians, ainda estão no futebol brasileiro. Na atual lista de Tite, Diego, do Flamengo, e Diego Souza, do Sport, foram as novidades nacionais.

O futebol brasileiro, porém, perdeu Gabriel Jesus. O atacante, assim que se recuperar, passará a ter as convocações vinculadas ao futebol internacional, uma vez que se transferiu para o Manchester City. Dos 35 jogadores chamados por Tite, só dois mudaram de clube neste período. Além de Gabriel Jesus, o meia Oscar trocou o Chelsea pelo chinês Shanghai SIPG. Oscar, porém, não tem sido chamado pelo treinador brasileiro.

A China conta com três jogadores na Seleção Brasileira, mesma quantidade que a Itália. Estes países estão atrás da recordista Inglaterra com cinco jogadores chamados para a Seleção Brasileira. A Espanha, por sua vez, acumula quatro convocados por Tite. Enquanto isso, Alemanha e França já tiveram dois nomes cada nas convocações. Por fim, Portugal, Rússia e Ucrânia tiveram um jogador cada.

Rumo à Copa?
O primeiro duelo do Brasil na temporada 2017 será contra o Uruguai, em Montevidéu, em 23 de março, às 20 horas (horário de Brasília). Na sequência, em 28 de março, às 21h45 (horário de Brasília), a Seleção Brasileira receberá o Paraguai na Arena Corinthians, em São Paulo. Após estes dois jogos pelas Eliminatórias, o Brasil voltará a campo apenas nos amistosos de junho ante Argentina e Austrália.

"Foram seis vitórias em seis jogos, com força ofensiva de jogadas, contato, articulação. Por vezes eles dão a bola ao adversário, mas são contundentes, verticais, será um grau de dificuldade muito grande. Mais do que o resultado é saber por que ganha, por que perde, por que empata. A análise tem de ser feita sempre. Fico focado no trabalho do próximo jogo. A classificação é real, verdadeira, não está consolidada, mas nosso trabalho nos trouxe a essa condição. A adrenalina sobe", disse o treinador a respeito do jogo contra o Uruguai e da possibilidade de vaga na Copa do Mundo 2018.

Confira todos os jogadores convocados por Tite para as Eliminatórias:

Goleiros

Alisson (Roma-ITA)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético Paranaense)
Alex Muralha (Flamengo)
Ederson (Benfica-POR)

Laterais

Daniel Alves (Juventus-ITA)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Wendell (Bayer Leverkusen-ALE)
Fábio Santos (Atlético Mineiro)

Zagueiros

Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (PSG-FRA)
Miranda (Internazionale-ITA)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Geromel (Grêmio)
Thiago Silva (PSG-FRA)

Meio-campistas

Casemiro (Real Madrid-ESP)
Giuliano (Zenit-RUS)
Rafael Carioca (Atlético Mineiro)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Lucas Lima (Santos)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Willian (Chelsea-ING)
Oscar (Chelsea-ING)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Diego (Flamengo)

Atacantes

Neymar (Barcelona-ESP)
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)
Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Diego Souza (Sport)