São Paulo - A Fase de Grupos da Libertadores 2017 terá início nesta terça-feira. Atlético Paranaense e Chapecoense serão os primeiros brasileiros a entrarem em campo. O Brasil, aliás, poderá fazer história na atual edição. O país verde e amarelo será representado por oito clubes, recorde absoluto e, assim, poderá conquistar outro feito raro ao tentar colocar o maior número de representantes no mata-mata.
O recorde brasuca, até aqui, é de seis clubes no mata-mata. Em 2013, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Atlético Mineiro avançaram às oitavas de final. Além do aproveitamento de 100% na Fase de Grupos, o Brasil ainda teve o Galo como campeão do torneio mais importante da América do Sul.Em outras seis oportunidades, desde 2005, o futebol brasileiro também colocou todos os seus clubes da Fase de Grupos nas oitavas de final. Em 2006, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2015, porém, foram cinco representantes brasucas. Sem falar que, em 2006 e 2010 - com Internacional - e em 2011 - com Santos - deu Brasil no lugar mais alto do pódio.
Na atual edição da Libertadores, Santos, Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro e Grêmio são os brasileiros com título na bagagem, enquanto Botafogo, Atlético Paranaense e Chapecoense tentarão a primeira volta olímpica no torneio sul-americano.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio. A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes.
A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.