Rio Grande do Norte - O Globo, no último domingo, derrotou o ABC, por 2 a 0, e conquistou o título da Copa Cidade do Natal, além de garantir vagas na Copa do Brasil 2018 e Copa do Nordeste 2018. O clube de Ceará-Mirim também tem lugar reservado na final do Campeonato Potiguar, caso não vença também o 2º turno. O fato é que a presença do Globo em um dos dois lugares mais altos do pódio confirma a nova tendência vista no século XXI.
Mas agora vem a parte mais difícil para o Globo. Finalista e vice-campeão em 2014 ao cair ante o Mecão, a Águia tentará sua primeira volta olímpica no Estadual. E mais! O Globo tentará colocar um fim na supremacia de ABC e América. Mesmo a dupla não ficando junta nas duas primeiras colocações, Mais Querido e Mecão ainda dominam o 1º lugar.
O Potiguar, em 2013, foi o último campeão sem ser ABC ou América. No século XXI, os dois maiores clubes do estado faturaram 11 títulos potiguares. Ao todo, o ABC tem 53 conquistas - maior campeão estadual do Brasil - e o América soma 35. Coríntians (2001), Potiguar (2004), Baraúnas (2006) e ASSU (2009) foram os outros clubes que derrubaram a supremacia da dupla de 2001 para cá.A Copa Rio Grande do Norte terá o mesmo formato do turno. A competição começará já nesta quarta-feira. O campeão do returno também terá vagas na final do Campeonato Estadual, Copa do Brasil 2018 e Copa do Nordeste 2018.
Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário, haverá final com jogos de ida e volta. Neste caso, o finalista com a melhor campanha no geral, poderá decidir em casa. Em caso de empate nos pontos ganhos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Já o pior clube, na somatória das duas fases, será rebaixado.