Tocantins - O Campeonato Tocantinense é um dos poucos Estaduais em que a capital não dá as cartas. O interior tem amplo domínio. Não por acaso, a edição 2017 começará, neste sábado, com a capital tentando acabar com a supremacia do interior. Mas o objetivo não será nada fácil. Afinal, dos oito clubes no Tocantinense, apenas o Capital tem sede em Palmas.
O Capital, antigo Ricanato, mudou de nome, escudo e tentará sua primeira volta olímpica. Os clubes de Palmas, aliás, não vencem o Estadual desde 2008, quando o Tocantins bateu o Gurupi. A estreia do Capital será em casa contra o Paraíso. O Grupo A, contudo, não terá seus dois jogos neste final de semana.O Gurupi, atual campeão, disputa a Copa Verde e teve seu confronto ante o Interporto adiado para 29 de março. No Grupo B, só há clubes do interior. O Sparta é o novato da turma. Com escudo parecido ao do Ceará, o Sparta estreará ante o Tocantinópolis fora de casa. Já o Colinas, que também subiu de divisão, pegará o Tocantins EC. O interior soma 22 títulos, contra seis da capital.
Regulamento:
Na Primeira Fase, os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro times cada. Os clubes jogarão dentro do próprio grupo em ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo estarão nas semifinais. Já os dois piores colocados - independentemente do grupo - serão rebaixados.
No mata-mata, em caso de empate na pontuação, saldo de gols e melhor campanha serão os critérios de desempate na semifinal e final.
O campeão terá vagas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão 2018. O vice-campeão ficará com as vagas para a Copa Verde e Série D 2018.