Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 14 de março de 2017 às 23:43

Atlético Nacional é o terceiro campeão a estrear com derrota na Libertadores seguinte ao título

Clube colombiano caiu ante o Barcelona e repetiu os tropeços de Internacional e Santos

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Atlético Nacional não começou muito bem a defesa do título na Libertadores. O clube colombiano, nesta terça-feira, estreou com derrota ante o Barcelona, por 2 a 1, no Estádio Monumental de Barcelona, em Guayaquil, pelo Grupo 1. Segundo levantamento do Sr. Goool, o Atlético Nacional é apenas o terceiro campeão que estreia com derrota na temporada seguinte ao título desde 2005. Sem falar que o clube de Medellín não perdia no torneio sul-americano desde o jogo de ida pelas quartas de final contra o Rosario Central (1 a 0) em 12 de maio de 2016.

Os outros dois campeões que também caíram na 1ª rodada foram brasileiros. O Internacional deu a volta olímpica em 2006, mas no ano seguinte estreou com derrota para o Nacional, por 3 a 1, no Uruguai. A queda do Santos, em 2012, foi na Bolívia. Campeão em 2011, o Peixe perdeu para o The Strongest, por 2 a 1.

De 2005 para cá, seis campeões estrearam com vitória na temporada seguinte a volta olímpica. Três foram derrotados e outros três empataram. O Internacional, outra vez, está no time dos sem vitória. Em 2011, o Colorado não passou do empate, por 1 a 1, com o Emelec, no Equador. O mesmo resultado foi visto na estreia do Boca Juniors, em 2008, contra o Unión Maracaibo, na Venezuela. O Corinthians foi outro campeão que empatou, por 1 a 1, na estreia pós-título, em 2013, frente o San José na Bolívia.

O Atlético Nacional tentará se levantar contra o Botafogo em 13 de abril, às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, pela 2ª rodada. O Botafogo estreou na Fase de Grupos com vitória, por 2 a 1, sobre o Estudiantes no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio. A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes.

A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira a estreia dos campeões da Libertadores no ano seguinte ao título:

*campeão

2006

Caracas-VEN 1 x 2 São Paulo*

2007

Nacional-URU 3 x 1 Internacional*

2008

Unión Maracaibo-VEN 1 x 1 Boca Juniors-ARG*

2009

LDU-EQU* 3 x 2 Palmeiras

2010

Estudiantes-ARG* 5 x 1 Juan Aurich-PER

2011

Emelec-EQU 1 x 1 Internacional*

2012

The Strongest-BOL 2 x 1 Santos*

2013

San José-BOL 1 x 1 Corinthians*

2014

Zamora-VEN 0 x 1 Atlético Mineiro*

2015

Danubio-URU 1 x 2 San Lorenzo-ARG*

2016

Trujillanos-VEN 0 x 4 River Plate-ARG*

2017

Barcelona-EQU 2 x 1 Atlético Nacional-COL*