Pará - O futebol, em certos momentos, é inexplicável. O São Francisco, no ano passado, fez história ao conquistar o título da Taça Estado do Pará e o vice-campeonato do Campeonato Paraense. Menos de um ano se passou desde as comemorações e o Azulão do Norte foi dragado pelo rebaixamento. O clube de Santarém amargou o descenso com um rodada de antecedência e antes mesmo de entrar em campo pela penúltima rodada do Estadual 2017.
A vitória do Castanhal sobre o Paragominas, no último sábado, acabou com as chances do lanterna São Francisco. Com apenas uma vitória fora de casa, um empate como visitante e seis derrotas (quatro diante da torcida e duas fora), o São Francisco terá que voltar a disputar a 2ª divisão. O clube do interior está na elite desde 2012.Neste período, o Azulão do Norte passou pelo Paraense sem chamar a atenção, com exceção da temporada passada. O São Francisco deixará a elite estadual com a 3ª melhor média de público. Em quatro partidas como mandante, o clube de Santarém apresenta média de 2.804 pagantes e público total de 11.215 torcedores.
O São Francisco junta-se a outros clubes rebaixados pelos Estaduais. Carapebus/Campos e Tigres do Brasil, por exemplo, caíram no Cariocão. Guarany e Itapipoca, por outro lado, amargaram o descenso no Cearense. Já o Mato-grossense degolou Cacerense e Operário. Por fim, Serra Talhada e Atlético Pernambucano desceram de divisão no Estadual de Pernambuco.