São Paulo - Nem bem foi confirmada a vaga da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo e pipocaram imagens em referência ao hexa. Os números, é verdade, animam, apesar do Mundial da Rússia estar bem distante. Outro ponto para entusiasmar ainda mais esta turma é o fato de que o Brasil, em seus cinco títulos da Copa, contava com "técnico substituto". Tal fato acontece com Tite, que ficou com a vaga de Dunga - contratado após o desastre do Mundial 2014, mas que não completou o ciclo até a Rússia.
O técnico do tetra também era substituto. O ex-jogador Paulo Roberto Falcão foi o escolhido para substituir Lazaroni na decepcionante campanha de 1990. Falcão, porém, não segurou a bronca. Ernesto Paulo, assim como Candinho em 2000, realizou um jogo a frente do Brasil. Ele, porém, deu lugar a Carlos Alberto Parreira que encerraria o jejum de 24 anos sem gritar "é campeão".
Vicente Feola, Aymoré Moreira e Zagallo, campeões de 1958, 1962 e 1970, respectivamente, também chegaram durante o ciclo da Copa do Mundo. Vicente Feola e Zagallo, aliás, estiveram no comando da Seleção no período pré Mundial e antes de assumirem definitivamente o comando do time verde e amarelo.Líder de tudo!
Agora, a missão está nas mãos de Tite e, até aqui, o trabalho tem sido perfeito. O treinador ganhou todos os seus oito jogos no comando da Seleção Canarinho e carimbou o passaporte com quatro rodadas de antecedência - recorde para o Brasil. Na Eliminatória Sul-americana, os brasileiros têm dez vitórias (seis em casa e quatro fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 35 gols a favor e dez contra. Aproveitamento de 78,6%.
O Brasil não só lidera a Eliminatória da América do Sul, com nove pontos de vantagem para o vice-líder, como também ostenta o maior número de vitórias, o menor número de derrotas, o melhor ataque, a melhor defesa e as melhores campanhas como mandante, visitante e do 2º turno. No returno, aliás, o Brasil ostenta aproveitamento de 100%.
Pelas Eliminatórias da Copa, o Brasil voltará a campo apenas no final de agosto, quando receberá o Equador pela 15ª rodada.
Confira os treinadores que passaram pela Seleção Brasileira no ciclo até o título na Copa do Mundo:1958 (Vicente Feola)
Flávio Costa
Osvaldo Brandão
Teté
Sylvio Pirillo
Pedrinho
1962 (Aymoré Moreira)
Gentil Cardoso (1959)
Oswaldo Rolla (1960)
Vicente Feola (1960)
1970 (Zagallo)
Aymoré Moreira (1967)
Antoninho (1968)
Biju
Carlyle Guimarães
Jota Júnior
Yustrich
João Saldanha
1994 (Carlos Alberto Parreira)
Paulo Roberto Falcão
Ernesto Paulo
2002 (Luiz Felipe Scolari)
Vanderlei Luxemburgo
Candinho
Emerson Leão