Rio de Janeiro - Campeões do Campeonato Brasileiro, Flamengo, Guarani e Vasco começaram a temporada 2013 com o pé esquerdo e já não podem mais vencer seus Estaduais. A pior situação é do Guarani. O Bugre foi rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista.
Vencedor da Série A em 1978, o clube de Campinas amarga a lanterna do Estadual com apenas dez pontos. Para piorar, o Guarani perdeu na estreia da Copa do Brasil, por 1 a 0, para o Sergipe. Para se classificar, o Bugre terá que vencer por dois ou mais gols de diferença no jogo de volta, em Campinas. Além da Copa do Brasil, o Guarani irá disputar, em 2013, a Série C do Nacional. No ano passado, os paulistas foram rebaixados na Série B.O Flamengo, por sua vez, chegou a animar seu torcedor na Taça Guanabara quando se classificou para as semifinais. Mas o Rubro-negro foi eliminado pelo Botafogo que seria campeão. Na Taça Rio, o vexame foi maior. O Flamengo, que passa por uma crise financeira, foi eliminado com três rodadas de antecedência. Hoje, o Fla ocupa a modesta quarta colocação, com oito pontos - cinco a menos do que a zona de classificação.
O cenário do Vasco foi bem parecido. Na Taça Guanabara, o clube cruzmaltino também foi derrotado pelo Botafogo, mas na final. Na Taça Rio, o Vasco aparece no quinto lugar do Grupo A, com sete pontos - seis a menos do que a zona de classificação. Se o rival Flamengo venceu o Remo, por 1 a 0, na primeira partida da Copa do Brasil, o Vasco entrará apenas nas oitavas-de-final da competição.
Em 2013, a Copa do Brasil terá a presença dos clubes da Libertadores. Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras - representantes nacionais na Libertadores 2013 - têm vagas asseguradas nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. O São Paulo, por sua vez, não estará na Copa BR. O Tricolor irá defender o título na Copa Sul-americana. O Vasco, melhor clube classificado no Campeonato Brasileiro da Série A 2012, ficou com a vaga paulista na Copa do Brasil.