Portal Eventos
Catarinense Série A
Em 16 de abril de 2017 às 09:50

Chapecoense e Avaí medirão forças pela terceira vez em uma final de Catarinense

Final do Estadual 2017 será o desempate entre os rivais de Chapecó e Florianópolis

da Redação -

Santa Catarina - Chapecoense e Avaí farão a final do Campeonato Catarinense 2017. A Chape conquistou o returno, no último sábado, ao passar pelo Joinville, por 2 a 0. O clube de Chapecó desafiará o Leão, campeão do 1º turno. Os rivais, aliás, se conhecem muito bem. Esta será a terceira final da história entre Chapecoense e Avaí no Estadual de Santa Catarina. E o confronto ganha mais importância por se tratar do desempate.

O primeiro título da história da Chapecoense, por sinal, foi conquistado em cima do Avaí. O Verdão do Oeste bateu o rival da capital, por 1 a 0, na decisão de 1977. Os adversários só voltariam a decidir o Catarinense em 2009. A Chape venceu, por 3 a 1, na ida, mas perdeu pelo mesmo resultado na volta. Na prorrogação, o Avaí garantiu a volta olímpica ao fazer 3 a 0.

 Chapecoense faturou o título do returno e irá decidir Estadual contra o Avaí, campeão do turno!Sirli Freitas / ChapecoenseChapecoense faturou o título do returno e irá decidir Estadual contra o Avaí, campeão do turno!
Na terceira decisão entre os clubes do interior e da capital, a Chapecoense terá a vantagem de decidir em casa. A Chape, mesmo com uma rodada de antecedência, já tem a melhor campanha do Campeonato Catarinense. São 12 vitórias (sete em casa e cinco fora), três empates (dois como mandante e um como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 36 gols a favor e 12 contra. Aproveitamento de 76,5%.

A Chapecoense, para se ter uma ideia, tem o maior número de vitórias, o menor número de derrotas, o melhor ataque e a melhor defesa. O Avaí, por sua vez, acumula dez triunfos (cinco em casa e cinco fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e três derrotas (duas diante da torcida e uma fora), além de 27 tentos a favor e 14 contra. Aproveitamento de 66,7%.

Nas arquibancadas, o Avaí leva vantagem em relação ao maior público, mas perde na média. O Leão obteve apoio de 10.797 pagantes no clássico contra o Figueirense. A melhor marca da Chape, por sua vez, foi diante do próprio Avaí (10.222). No ranking de público, o Verdão lidera com média de 6.600 apaixonados, ante 5.228 fanáticos do Avaí.

Antes da primeira partida da final em 30 de abril, a Chapecoense desafiará o Criciúma no domingo, 23 de abril, às 16 horas, no Heriberto Hulse. Enquanto isso, o Avaí visitará o Inter de Lages no Vidal Ramos Júnior no mesmo dia e hora.