Espírito Santo - Os recordistas de títulos nos Campeonatos Brasiliense, Capixaba, Catarinense e Mato-grossense já estão fora da briga por mais uma volta olímpica, segundo levantamento do Sr. Goool. Gama, Rio Branco, Figueirense e Mixto foram eliminados antes mesmo da final. A pior situação é do capixaba Capa Preta.
Dono de 37 conquistas, sendo a última em 2015, o Rio Branco conseguiu ser rebaixado no Estadual do Espírito Santo. O clube de Vitória fez apenas dez pontos de 27 possíveis. Foram duas vitórias, quatro empates e três derrotas, além de dez gols a favor e 13 contra. Aproveitamento de 37%. O Rio Branco amargou o descenso ao lado do Linhares.
A última eliminação de um recordista de títulos, contudo, ocorreu no Distrito Federal. O Gama, responsável por 11 conquistas, sendo a última há dois anos, até venceu o Paracatu no tempo normal, mas ficou fora das semifinais ao perder nos pênaltis. Esta é a quarta vez que o Periquito não chega às semis do Candangão no século XXI. Todas as eliminações ocorreram nesta década. O Gama foi eliminado com aproveitamento de 64,1%. Foram sete triunfos, quatro empates e duas derrotas, além de 19 gols a favor e dez contra.
O Mixto foi outro que pisou na bola. No Estadual Mato-grossense, o clube de Cuiabá venceu só duas vezes em oito partidas, empatou outras duas e perdeu quatro, além de ter feito 14 gols e sofrido 16. Aproveitamento de 33,3%. Eliminado ainda na Primeira Fase, o Mixto aumentou o jejum de títulos que já vem desde 2008. O clube ostenta 24 voltas olímpicas.