Espírito Santo - Os finalistas do Campeonato Capixaba serão conhecidos neste sábado. Mas uma coisa já é certa: o vencedor dará sua primeira volta olímpica no Espírito Santo. Segundo levantamento do Sr. Goool, esta é a primeira vez que as semifinais do Capixabão não contam com nenhum campeão. O Itapemirim, fora de casa, saiu na frente do Tupy, enquanto Espírito Santo e Doze só empataram.
Fundado apenas em 2006, o Espírito Santo acaba sendo o mais experiente da turma. Afinal, o clube de Vitória foi vice-campeão na temporada passada ao cair ante a Desportiva Ferroviária. O Doze, por sua vez, foi fundado em 2014 e disputou pela primeira vez a elite em 2016. No ano passado, o clube da capital escapou por pouco do rebaixamento.
Este quarteto não deu chance aos maiores campeões do estado. Atual campeã, a Desportiva Ferroviária lutou contra o rebaixamento e só escapou da queda por causa dos critérios de desempate. O Vitória, por sua vez, ficou no meio da tabela a um ponto do G4. Já o Rio Branco, maior vencedor do Capixabão, amargou o descenso.
O trio em questão é o grande responsável pelo Estadual Capixaba não ter tido uma semifinal sem campeões em anos anteriores. O Capa Preta, para se ter uma ideia, tem 37 títulos e 13 vices. A Desportiva acumula 18 voltas olímpicas e 11 vices, enquanto o Vitória abocanhou nove troféus e oito vices.