Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 23 de abril de 2017 às 03:00

Copa do Brasil acumula 80% de jogos com público inferior a dez mil pagantes

Apenas 15 das 90 partidas do torneio nacional atingiram a marca analisada

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Copa do Brasil aumentou consideravelmente sua média de público a partir da Quarta Fase que contou com grandes jogos. Mas ainda assim, o torneio nacional deixa a desejar fora das quatro linhas. Segundo levantamento do Sr. Goool, 83,3% dos jogos tiveram público inferior a dez mil pagantes. Isso quer dizer que apenas 15 das 90 partidas atingiram a marca analisada. Muito clube da Série A do Brasileirão atuou com as arquibancadas vazias.

O São Paulo tem dois públicos acima de 50 mil pagantes no Estadual Paulista, mas na Copa do Brasil, a melhor marca do Tricolor é de 43.662 fãs. Detalhe: este é o maior público do torneio nacional e foi obtido em um clássico ante o Cruzeiro. Outro grande duelo do país, também ficou abaixo da expectativa. Internacional e Corinthians foram vistos por 34.350 apaixonados no Beira-Rio.

O Mineirão, com capacidade superior a 60 mil pessoas, contou com 32.353 torcedores no embate entre Cruzeiro e São Paulo. E olha que este é o terceiro maior público da Copa do Brasil. Só cinco partidas ousaram romper a barreira dos 20 mil fanáticos. Sem tanto interesse dos torcedores, o segundo torneio mais importante do Brasil contabiliza média de 6.253 pagantes e público total de 562.760 fãs.

 Cruzeiro está entre os clubes que conquistaram público acima de dez mil pagantes na Copa do Brasil!Washington Alves / CruzeiroCruzeiro está entre os clubes que conquistaram público acima de dez mil pagantes na Copa do Brasil!
Entre as 90 partidas, duas tiveram público inferior a 100 testemunhas. A pior marca foi registrada no duelo de abertura entre Murici e Juventude (26). Sem falar que 12 jogos acabaram com público menor de mil pagantes. São confrontos que, na teoria, deveriam ser atrativos para os torcedores locais. O charme da Copa do Brasil, porém, tem diminuído ano após ano.

Apesar disso, a tendência é que o público aumente ligeiramente com a chegada das oitavas de final que contará, entre outros clubes, com os representantes da Libertadores. No ano passado, como comparação, a Copa do Brasil foi encerrada com média de 7.220 espectadores, ante 8.222 fãs de 2015.