Maranhão - É verdade que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) suspendeu o Estadual por conta da bagunça dos clubes. Mas ainda assim, o Cordino - campeão do turno e na final do returno - poderá encerrar um longo jejum. Após quase uma década, o Estadual do Maranhão poderá voltar a ter um campeão inédito. O último a atingir este feito foi o JV Lideral em 2009.
O Cordino, em 14 partidas, obteve sete vitórias (quatro em casa e três fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e três derrotas (uma diante da torcida e duas fora), além de 19 gols a favor e 15 contra. Aproveitamento de 59,5%. No 1º turno, o Cordino passou pelo Imperatriz.
A final do 2º turno, se confirmada, será ante o Sampaio Corrêa. A partida de ida deveria ser realizada neste domingo. A FMF, contudo, cancelou os jogos até a definição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA). São três ações. O Imperatriz pede a anulação da final do turno por entender que a FMF não divulgou, em vídeo, o sorteio da arbitragem como determina o regulamento.O Moto Club, por sua vez, alega que o clube deveria ter vantagem na semifinal do returno e, não, o Sampaio Corrêa. O Moto terminou na liderança do Grupo B, mas fez menos pontos do que o Sampaio, vice-líder do Grupo A. O Art. 11 do regulamento diz "na disputa da fase Semifinal as Associações que obtiverem o melhor índice técnico, na soma dos pontos ganhos na Primeira Fase, realizarão as suas partidas na condição de mandantes, com a vantagem de jogar pelo empate".
Desde então, porém, o Campeonato Maranhense só teve campeões repetidos. O Sampaio Corrêa, maior vencedor do estado com 32 conquista, festejou quatro vezes. Houve ainda títulos do Maranhão, Imperatriz e do atual campeão Moto Club. Ao todo, 14 clubes já deram a volta olímpica no Estadual Maranhense.