Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 24 de abril de 2017 às 00:08

Zebra dá as caras nas finais dos Estaduais, mas clássicos também estão garantidos

Clubes de 17 competições já estão na final e a dois jogos da sonhada volta olímpica

da Redação -

São Paulo - A maioria dos Campeonatos Estaduais chegou ao clímax da temporada. Clubes de 17 competições já estão na final e a dois jogos da sonhada volta olímpica. Como de costume, a zebra passeou por alguns estados. Mas em grande parte dos Estaduais, as decisões serão com clubes tradicionais e até mesmo em clássicos conhecidos.

Uma das maiores novidades é o Novo Hamburgo. Melhor clube do Campeonato Gaúcho, o Noia eliminou o Grêmio nos pênaltis e fará a final contra o hexacampeão Internacional, algoz do Caxias. O Grêmio, no meio de semana, poupou os titulares na Libertadores, mas não obteve o resultado esperado neste domingo. O Novo Hamburgo, por sua vez, volta à final após 65 longos anos. O clube do interior jamais foi campeão estadual e acumula cinco vices.

A Ponte Preta também buscará seu primeiro título estadual. A classificação da Macaca foi através de vitórias contra os chamados grandes paulistas. O clube de Campinas eliminou Santos e Palmeiras, atual campeão brasileiro. A final contra o Corinthians repetirá a histórica decisão de 1977, quando os rivais alvinegros também brigaram pelo título e o Timão encerrou um jejum de 22 anos, oito meses e sete dias sem soltar o grito entalado na garganta.

 Novo Hamburgo fez história ao se classificar para a final do Gauchão após 65 longos anos!Adílson Germann / Novo HamburgoNovo Hamburgo fez história ao se classificar para a final do Gauchão após 65 longos anos!
Mais surpresas!
No Campeonato Potiguar, o América de Natal manteve seu mau momento em campo e verá a final pela TV. O Mecão não chegou nem perto de conquistar um dos turnos. O Estadual Potiguar, aliás, já começou a ser decidido. O ABC bateu o Globo no primeiro desafio. Ainda no Nordeste, o Fortaleza não poderá brigar pelo tricampeonato. O Tricolor foi surpreendido pelo Ferroviário que decidirá o título contra o Ceará. O Ferrão não disputava uma final há 19 anos e está sem título desde 1995.

O Salgueiro, por sua vez, deixou para trás o Santa Cruz e decidirá o título pernambucano ante o Sport. No Candangão, a ausência é do Gama. A decisão será entre Brasiliense e Ceilândia. Já no Capixabão, os grandes também não tiveram chance. O Rio Branco fez ainda pior ao ser rebaixado. Melhor para os novatos Doze e Itapemirim que sonham com a primeira volta olímpica.

Mas de só de surpresas foram feitas as caminhadas até as finais dos Estaduais. O tradicional Ba-Vi será disputado no Baianão. O Clássico das Multidões entre CRB e CSA, por sua vez, agitará o Alagoano. E que tal o charmoso Fla-Flu? Os rivais tentarão mais um título no Cariocão. Em Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro estarão frente a frente, assim como Remo e Paysandu no Pará. O futebol brasileiro vai ferver nos dois próximos finais de semana. Façam suas apostas!

Confira as finais já definidas pelos Campeonatos Estaduais 2017:

Alagoano
CRB x CSA

Baiano
Bahia x Vitória

Brasiliense
Brasiliense x Ceilândia

Capixaba
Doze x Itapemirim

Carioca
Fluminense x Flamengo

Catarinense
Avaí x Chapecoense

Cearense
Ferroviário x Ceará

Gaúcho
Internacional x Novo Hamburgo

Mato-grossense
Sinop x Cuiabá

Mineiro
Cruzeiro x Atlético Mineiro

Paraense
Paysandu x Remo

Paraibano
Treze x Botafogo

Paranaense
Atlético Paranaense x Coritiba

Paulista
Ponte Preta x Corinthians

Pernambucano
Sport x Salgueiro

Potiguar
Globo x ABC

Sul-mato-grossense
Novoperário x Corumbaense