Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 24 de abril de 2017 às 09:56

Sr. Goool traz as curiosidades das finais dos Estaduais com clubes do Brasileirão

Seis das sete decisões terão duelo entre participantes da principal divisão nacional

da Redação -

São Paulo - Goiás e Rio Grande do Sul, entre os nove estados com representantes no Campeonato Brasileiro da Série A, não terão clubes da elite na final do Estadual. O Atlético Goianiense foi eliminado pelo rival Goiás na semifinal, enquanto o Grêmio caiu ante o surpreendente Novo Hamburgo no Gauchão. Nesta segunda-feira, o Sr. Goool apresentará as curiosidades das outras sete decisões que contam com times da principal divisão nacional.

Bahia x Vitória
Bahia e Vitória ficarão nas duas primeiras colocações do Campeonato Baiano pela 36ª vez da história. Na sexta decisão seguida do Estadual, o Bahia é o maior vencedor do estado com 46 títulos, sendo o último em 2015. O atual campeão é o Vitória, dono de 28 voltas olímpicas. No século XXI, aliás, o Rubro-negro leva vantagem sobre o Tricolor com dez conquistas ante quatro do rival.

Fluminense x Flamengo

Flamengo e Fluminense voltarão a ficar nos dois primeiros lugares do pódio do Cariocão após seis anos. Em 2011, o Mengo venceu os dois turnos e o Flu acabou com o vice. A última final com Fla-Flu aconteceu na longínqua temporada de 1991 com título rubro-negro. O Flamengo, aliás, é o maior vencedor do estado com 33 títulos - sete desde 2001 -, sendo o último em 2014. A seca do Fluminense, por sua vez, vem desde 2012. O Tricolor acumula 31 voltas olímpicas, três neste século.

Avaí x Chapecoense
A Chapecoense, dona de cinco títulos no Campeonato Catarinense, tentará seu primeiro bicampeonato. Esta será a terceira vez que Avaí e Chapecoense decidirão o título catarinense. Por enquanto está tudo empatado. A Chape levou a melhor em 1977, enquanto o Avaí comemorou em 2009. O clube de Florianópolis tem 16 conquistas, mas está na seca desde 2012.

Cruzeiro x Atlético Mineiro
Atlético Mineiro e Cruzeiro são os maiores campeões de Minas Gerais, mas não disputavam uma final desde 2014, quando a Raposa comemorou ao lado da torcida. O Cruzeiro, aliás, esteve fora da final nos últimos dois anos. O Atlético foi campeão ante a Caldense, em 2015, e amargou o vice contra o América no ano passado. No século XXI, porém, o Trem Azul leva vantagem com sete voltas olímpicas. Maior campeão do estado, o Galo soma cinco títulos.

Atlético Paranaense x Coritiba
O Atle-Tiba decidirá o Campeonato Paranaense pela nona vez, a segunda seguida, neste século XXI. Atual campeão, o Atlético é o segundo maior vencedor do estado com 23 conquistas. O Coxa, apesar de liderar o quesito com 37 voltas olímpicas, está na seca desde 2013. O Coritiba, aliás, vem de dois vices seguidos. Tal fato não acontecia desde 1995 e 1996. Apenas na década de 40, o Alviverde acumulou três vices seguidos (1943, 1944 e 1945). O Furacão, por sua vez, não faz uma dobradinha desde o tri de 2000, 2001 e 2002.

 Corinthians estreou camisa nova, mas o autor do gol da classificação não teve novidade: Jô, sempre ele!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansCorinthians estreou camisa nova, mas o autor do gol da classificação não teve novidade: Jô, sempre ele!
Ponte Preta x Corinthians
A final do Paulistão será histórica e cheia de simbolismos. Na temporada da comemoração dos 40 anos do fim do jejum, o Corinthians voltará a enfrentar a Ponte Preta. Justamente a adversária que caiu em 1977 junto com o tabu de quase de 23 anos sem gritar "é campeão". O Timão é o maior vencedor do estado com 27 títulos, mas não vence desde 2013. Já a Macaca tentará sua primeira conquista. A Ponte Preta foi vice-campeã, pela última vez, em 2008. Além de 77, os alvinegros também disputaram o título estadual em 1979 com outra vitória corintiana.

Sport x Salgueiro
Vice-campeão em 2015, o Salgueiro tentará sua primeira conquista no Campeonato Pernambucano. O Carcará, aliás, poderá ser o primeiro clube do interior a conquistar o Estadual de Pernambuco. Porto e Central, ambos de Caruaru, são os outros vices do interior. Melhor clube do Estadual, o Salgueiro enfrentará o Sport - maior vencedor de Pernambuco com 40 títulos, mas que não vence desde 2014 e amargou o vice no ano passado.