São Paulo - Para 138 clubes, o término do Campeonato Estadual é também a reta final do calendário 2017. Todos esses clubes não disputarão as Séries A, B, C e D do Brasileirão que comportam apenas 128 dos 266 participantes dos Estaduais. O total de clubes ainda não considera o Estadual Amapaense que segue sem definir a fórmula de disputa. No ano passado, o Campeonato do Amapá contou com cinco integrantes.
Entre os clubes sem calendário nacional há sete finalistas dos Estaduais. O Brasiliense é aquele que chama maior atenção. Afinal, o Jacaré esteve no Brasileirão de pontos corridos em 2005, mas desde então amargou rebaixamentos. A Série B foi a realidade candanga até 2010. O Brasiliense ainda disputou a Série C até 2013 e participou da Série D em 2014, quando desapareceu de vez do cenário nacional.
O mesmo acontecerá no Estadual Sul-mato-grossense. Os finalistas Novoperário e Corumbaense estão fora das quatro divisões nacionais. O Ferroviário, por sua vez, não disputava uma final do Campeonato Cearense há 19 anos e está sem título desde 1995. Mas daqui dois domingos, o Ferrão estará de férias.
As Séries A, B e C do Brasileirão contam com 20 clubes cada, enquanto a Série D terá 68 participantes. As três principais divisões nacionais colocarão a bola para rolar no final de semana seguinte ao término dos Estaduais. Já a Série D começará uma semana depois, em 21 de maio.