Espírito Santo - Os Campeonatos Brasiliense, Capixaba, Mato-grossense, Pernambucano, Potiguar e Sul-mato-grossense terão finais inéditas na temporada 2017, segundo levantamento do Sr. Goool. No Estadual do Espírito Santo, por exemplo, os dois clubes que brigarão pelo título jamais haviam chegado até a decisão.
O Clube Atlético Itapemirim, que tem um escudo praticamente igual ao do Atlético Mineiro, foi fundado em 1965 e brigará pela primeira vez pelo título. O Itapemirim está invicto e tem a melhor campanha do Estadual. O Doze, por sua vez, ainda é um bebê no esporte. O clube de Vitória surgiu apenas em 2014 e chegou à elite em 2016.Final inédita também para o Novoperário no Estadual Sul-mato-grossense. O clube de Campo Grande vai encarar o Corumbaense que conquistou a competição apenas em 1984. No Distrito Federal a decisão será entre os conhecidos Ceilândia e Brasiliense. A dupla até terminou nas duas primeiras colocações em 2005, mas o título daquela temporada foi disputado em um Quadrangular. Melhor para o Jacaré que deu a volta olímpica.
No Mato Grosso, o Cuiabá pode ser muito mais novo do que o Sinop, mas já tem mais títulos do que o Galo do Norte. Fundado em 2001, o Dourado faturou seis vezes o Estadual, enquanto o Sinop acumula três voltas olímpicas.
Enquanto isso, o Salgueiro está pela segunda vez na final do Pernambucano e tentará seu primeiro título. Logo contra o Sport, maior campeão do estado. Mesma situação no Potiguar. Vice em 2014, o Globo tentará a primeira conquista contra o ABC, maior vencedor estadual do país com 53 voltas olímpicas.