Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 30 de abril de 2017 às 10:03

São Raimundo amarga seu primeiro rebaixamento na história do Amazonense

Picos também caiu no Piauiense e, agora, resta apenas uma vaga entre os degolados dos Estaduais

da Redação -

Amazonas - No futebol não há dor pior do que a do rebaixamento. Prestes a completar 100 anos - tentará festejar o centenário em 18 de novembro de 1918 -, o São Raimundo sentiu o duro golpe do descenso na noite de sábado, antes mesmo de entrar em campo para enfrentar o Manaus - perderia por 3 a 0. A vitória surpreendente do Holanda, então vice-lanterna, sobre o vice-líder Rio Negro acabou com as esperanças dos torcedores do Tufão. O São Raimundo foi rebaixado pela primeira vez em sua história no Campeonato Amazonense.

 Orgulho ferido! Prestes a completar 100 anos, São Raimundo amarga o descenso no Estadual Amazonense!FAF / Site OficialOrgulho ferido! Prestes a completar 100 anos, São Raimundo amarga o descenso no Estadual Amazonense!
Quem vê o atual momento não imagina que este mesmo clube desfilou pela Série B do Brasileirão no início do século. O Tufão chegou a enfrentar Botafogo e Palmeiras na edição de 2003. O Grêmio também encarou o rival amazonense em 2005, assim como o Atlético Mineiro na temporada seguinte. Antes do rebaixamento em 2006, o São Raimundo abocanhou o seu último título estadual.

Desde então, o inferno astral tomou conta do clube de Manaus que passou uma temporada na Série C, em 2007, e nunca mais disputou as divisões do Brasileirão. No Amazonense, o São Raimundo sequer sonhou com a volta olímpica. E olha que o Tufão é o terceiro maior campeão do estado com sete conquistas. Mas esses tempos ficaram para trás. Os números da atual temporada não deixam dúvidas sobre o destino do clube da capital.

Em 11 rodadas, o São Raimundo não venceu um jogo sequer. São dez derrotas (seis como mandante e quatro como visitante) e um empate longe da torcida, além de apenas quatro gols a favor e 34 contra. Aproveitamento irrisório de 3%. O Tufão tem o menor número de vitórias, o menor número de derrotas, o pior ataque e a pior defesa.

Mais degola...
Entre todos os Estaduais, agora, resta apenas mais um degolado. E este clube rebaixado sairá do mesmo Campeonato Amazonense, uma vez que o Picos desceu de divisão no Piauiense. No encerramento do 2º turno, o Picos não entrou em campo e sua torcida não funcionou. A queda, após dez partidas, teve três triunfos, um empate e oito derrotas.

Só os Estaduais Amapaense - que ainda não começou -, Rondoniense e Roraimense não têm rebaixamento. Enquanto isso, as outras competições rebaixaram 43 clubes. Destaque negativo para o Rio Branco, maior campeão do Espírito Santo, Brasília, campeão da Copa Verde e segundo maior vencedor do Distrito Federal, e Ypiranga, representante gaúcho na Série C.

Confira todos os clubes rebaixados nos Campeonatos Estaduais 2017:

Alto Acre-AC

Sete de Setembro-AL e Miguelense-AL

São Raimundo-AM

Flamengo de Guanambi-BA e Galícia-BA

Brasília-DF e Taguatinga-DF

Rio Branco-ES e Linhares-ES

Carapebus/Campos-RJ e Tigres do Brasil-RJ

Almirante Barroso-SC e Metropolitano-SC

Guarany-CE e Itapipoca-CE

Ypiranga-RS e Passo Fundo-RS

Goianésia-GO e CRAC-GO

Americano-MA

Cacerense-MT e Operário-MT

América Teófilo-MG e Tricordiano-MG

Pinherense-PA e São Francisco-PA

Internacional-PB e Paraíba-PB

PSTC Procopense-PR e JMalucelli-PR

São Bernardo-SP e Osasco Audax-SP

Serra Talhada-PE e Atlético Pernambucano-PE

Picos-PI

Alecrim-RN

Estanciano-SE e Botafogo-SE

Chapadão-MS e Ivinhema-MS

Capital-TO e Colinas-TO