Portal Eventos
Baiano 1ª Divisão
Em 09 de maio de 2017 às 15:45

Baianão perde público e registra um terço dos jogos com menos de mil pagantes

Sem falar que apenas três partidas rasgaram a barreira dos dez mil torcedores

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Bahia - O Campeonato Baiano tinha tudo para melhorar seu desempenho nas arquibancadas. Afinal, contava com duas atrações da Série A do Brasileirão - fato que não acontecia há três temporadas. Bahia e Vitória até destacaram-se nas arquibancadas, mas no geral o Estadual nordestino deixou muito a desejar. A média da edição 2017 registrou ligeira queda e, segundo levantamento do Sr. Goool, um terço dos jogos sequer alcançaram mil pagantes.

O empate sem gols no Barradão que deu o título ao Vitória em cima do Bahia encerrou o Campeonato Baiano de média de 3.698 torcedores e total de 210.795 fãs. Na temporada passada, o Estadual da Bahia obteve média de 3.719 apaixonados. Os públicos abaixo de mil testemunhas, contudo, são aqueles que chamam maior atenção.

Em 61 partidas, o Campeonato Baiano contabilizou 20 duelos até 999 torcedores. Galícia e Jacuipense, por exemplo, atuaram diante de 127 espectadores, dois a menos do que o embate entre Bahia de Feira e Galícia. Nem mesmo o vice-campeão Bahia escapou das arquibancadas vazias. Poucos torcedores do Atlântico entusiasmaram-se em ver o Tricolor. O público foi de 241 pagantes.

Pouco...
Enquanto isso, só três embates - todos clássicos Ba-Vis - rasgaram a barreira dos dez mil apaixonados. O melhor desempenho aconteceu no confronto da Primeira Fase com mando de campo do Esquadrão (32.762). A final no Barradão, por sua vez, recebeu 30.288 fanáticos, enquanto o primeiro duelo da decisão foi visto por 24.465 pagantes.

 Bahia obteve a melhor média do Baianão que teve apenas os três clássicos Ba-Vis acima de dez mil pagantes!Caíque Bouzas / BahiaBahia obteve a melhor média do Baianão que teve apenas os três clássicos Ba-Vis acima de dez mil pagantes!
O único fator que repetiu-se foi a liderança do Bahia no ranking de público. O vice-campeão estadual conseguiu média de 12.358 pagantes, a única superior a dez mil fãs. O campeão Vitória, por sua vez, realizou as mesmas sete partidas como mandante, mas a média não passou de 8.169 torcedores. A dupla esteve bem a frente dos rivais.

O Fluminense de Feira, como comparação, completou o Top 3 com média modesta de 3.644 fãs. Entre os 11 participantes do Baianão, três sequer chegaram a mil testemunhas. O Flamengo de Guanambi terminou com média de 864 espectadores, contra 732 torcedores do Bahia de Feira. Já a lanterna ficou com a Juazeirense (469).

Em campo foram 28 vitórias dos mandantes, 17 triunfos dos visitantes e 16 empates. Aconteceram ainda 156 gols, sendo 92 dos donos da casa e 64 dos visitantes. Média de 2,56 tentos por confronto. O triunfo dos mandantes, por 1 a 0, foi o placar mais repetido - dez vezes.