São Paulo - A Juventus, nesta terça-feira, não deu qualquer chance ao Monaco nas semifinais da UEFA Champions League. Uma semana após vencer, por 2 a 0, na França, a Velha Senhora voltou a triunfar, agora, em Turim, por 2 a 1, e garantiu presença na final do torneio mais importante da Europa. Esta será a nona vez da Juv na final da UCL. Com dois títulos nas mãos, a Juventus tentará encerrar o segundo maior jejum entre os italianos.
Os dois clubes, aliás, estão envolvidos na maior sequência negativa da Itália na UEFA Champions League. O Milan foi campeão do torneio europeu em 1968/1969 e os italianos precisaram esperar outras 15 edições da UCL para poder voltar a sorrir. A Itália ficou no lugar mais alto do pódio apenas em 1984/1985 com a primeira conquista da Juventus.
Além dos dois títulos, a Velha Senhora acumula seis vices na Champions. O mais recente foi em 2014/2015, quando a Juv sucumbiu ante o Barcelona. A Juventus, aliás, poderá enfrentar o Real Madrid na decisão, uma vez que os merengues fizeram 3 a 0 no Atlético de Madrid. Caso do time de Cristiano Ronaldo confirme a vaga, Real e Juv repetirão a decisão de 1997/1998, quando os espanhóis levantaram a "orelhuda".Até eliminar o Monaco, a Juventus passou por Porto, nas oitavas de final, e Barcelona, nas semifinais. São nove vitórias (quatro em casa e cinco fora) e apenas três empates (dois como mandante e um como visitante), além de 21 gols a favor e só três contra. Aproveitamento de 83,3%.Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com 11 conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Barcelona, Liverpool e do Bayern de Munique. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Juventus, Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 16 conquistas, contra 13 da Itália e 12 da Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.