Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 16 de abril de 2013 às 19:46

Brasileiros podem ter o pior desempenho na Segunda Fase da Libertadores

Desde 2005, o Brasil colocou, ao menos, quatro clubes nas oitavas-de-final da competição sul-americana

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Seis clubes brasileiros entraram na disputa da Libertadores 2013, mas apenas três estão classificados. Dependendo dos resultados de São Paulo, Fluminense e Grêmio, nesta semana, o futebol brasileiro poderá ter seu pior desempenho na competição sul-americana de 2005 (ano da implementação da atual fórmula de disputa) para cá.

Nas últimas oito edições da Libertadores, o Brasil classificou, ao menos, quatro clubes para as oitavas-de-final. Em 2008, 2009 e 2010, o futebol brasileiro foi além e teve aproveitamento de 100%. A façanha só não se repetiu em 2011 pelo fato do Corinthians ter sido eliminado ainda na Primeira Fase. Mas dos clubes brasileiros na Segunda Fase, todos se garantiram no mata-mata.

O futebol brasileiro também jamais teve dois clubes eliminados antes do mata-mata. Santo André (2005), Paulista (2006), Internacional (2007) e Flamengo (2012) foram os clubes que não conseguiram chegar às oitavas-de-final. Em 2013, Atlético Mineiro, Palmeiras e Corinthians já se classificaram. São Paulo, Fluminense e Grêmio tentam carimbar o passaporte na última rodada. Teste aqui o Simulador Sr. Goool!

Terceiro colocado do Grupo 3, com quatro pontos, o São Paulo precisa vencer o Atlético Mineiro, líder e único com aproveitamento de 100%. Além de triunfar, o Tricolor paulista ainda terá que torcer por um empate entre The Strongest-BOL e Arsenal-ARG. Se o clube boliviano vencer, estará classificado. Caso o Arsenal vença, assim como o São Paulo, a decisão será no saldo de gols.

A matemática de Fluminense e Grêmio é mais simples. A dupla se classificará no Grupo 8 com um simples empate. Líder, com oito pontos, o Fluminense enfrentará o Caracas-VEN que soma seis. Já o Grêmio, segundo colocado com sete pontos, vai duelar contra o Huachipato-CHI que também tem sete pontos, mas perde no saldo de gols (4 a 2).

Confira os classificados e os eliminados na Segunda Fase da Libertadores:

2005
Classificados: Santos, São Paulo, Palmeiras e Atlético Paranaense
Eliminado: Santo André

2006
Classificados: Goiás, Corinthians, Internacional, Palmeiras e São Paulo
Eliminado: Paulista

2007
Classificados: São Paulo, Grêmio, Flamengo, Paraná e Santos
Eliminado: Internacional

2008
Classificados: Cruzeiro, Flamengo, Santos, São Paulo e Fluminense

2009
Classificados: Sport, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e Grêmio

2010
Classificados: Corinthians, São Paulo, Internacional, Cruzeiro e Flamengo

2011
Classificados: Grêmio, Fluminense, Santos, Internacional e Cruzeiro

2012
Classificados: Santos, Internacional, Fluminense, Vasco e Corinthians
Eliminados: Flamengo