São Paulo - O Real Madrid levou um grande susto no início da partida ao ver o rival Atlético de Madrid abrir 2 a 0 em apenas 15 minutos. Mas os merengues são os atuais e maiores campeões. E toda essa força foi vista ao longo do jogo que garantiu o Real Madrid em sua 15ª final da UEFA Champions League mesmo com a derrota, por 2 a 1, no Vicente Calderón. A partida de ida no Santiago Bernabéu havia sido um passeio do Real (3 a 0). O time de Cristiano Ronaldo, aliás, tentará um feito que nenhum outro clube alcançou desde que o torneio adotou o atual formato e nomenclatura em 1992/1993.
Atual campeão, o Real Madrid poderá ser o primeiro bicampeão genuíno dessa nova era da UCL. Se na temporada passada, os espanhóis deram a volta olímpica em cima do Atlético de Madrid, agora, terão pela frente a Juventus. A mesma Velha Senhora que desafiou o Madrid em 1997/1998, mas ficou sem a "orelhuda".
E olha que a Juventus também tentou o bi em 1996/1997, mas a taça acabou com o Borussia Dortmund. Já a última tentativa de um clube ser bicampeão foi do Manchester United. Os ingleses deram a volta olímpica em 2007/2008, mas não repetiram o feito diante do Barcelona na edição subsequente.
Levando em conta todas as 62 edições, o Milan foi o último bicampeão da UEFA Champions League ao faturar as temporadas de 1988/1989 e 1989/1990. Mas nenhum outro clube ganhou mais títulos sequenciais do que o Real Madrid, campeão nas cinco primeiras temporadas da UCL (de1955/1956 a 1959/1960).
Algoz de Napoli, Bayern de Munique e Atlético de Madrid no mata-mata, os merengues chegam para a 15ª decisão com oito vitórias (cinco em casa e três fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 32 gols a favor e 17 contra. Aproveitamento de 75%.Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com 11 conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Barcelona, Liverpool e do Bayern de Munique. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Juventus, Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 16 conquistas, contra 13 da Itália e 12 da Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.