Piauí - O Altos precisou de apenas quatro anos para abocanhar o primeiro título da sua história no Campeonato Piauiense. Na última quarta-feira, o Jacaré fez valer a vantagem aberta na partida de ida da final (3 a 0) e garantiu a volta olímpica com os 2 a 2 ante o Parnahyba. Além da primeira conquista, o Altos entrou para a seleta lista de campeões inéditos nos Estaduais 2017.
Vice-campeão da Taça Estado do Piauí - 1º turno - e campeão da Taça Cidade de Teresina - 2º turno -, o Altos faturou o Estadual Piauiense com dez vitórias (quatro em casa e seis fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e três derrotas ao lado da torcida, além de 28 gols a favor e 15 contra. Aproveitamento de 64,8%. O clube do interior teve o maior número de vitórias, o melhor ataque e a melhor defesa da competição.
Enquanto isso, o Novo Hamburgo teve que esperar muito mais do que quatro ou 51 anos. A primeira festa do Nóia foi com incríveis 106 anos de fundação. Melhor clube desde a Primeira Fase, o Anilado passou pelo Grêmio na semifinal e bateu o Internacional na decisão. O inédito título do Novo Hamburgo teve nove vitórias (seis em casa e três fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e só duas derrotas longe da torcida, além de 26 gols a favor (melhor ataque) e 14 contra. Aproveitamento de 64,7%.
Além dos títulos, os novatos garantiram vagas em torneios regionais e nacionais. O Altos, por exemplo, disputará a Série D, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste 2018. Já Itapemirim e Novo Hamburgo ganharam vagas na Copa do Brasil e Série D 2018.