São Paulo - O Atlético Nacional, de 2005 para cá, é o quarto campeão eliminado ainda na Fase de Grupos no ano seguinte ao título da Libertadores. Na noite desta quinta-feira, o clube colombiano foi derrotado pelo Botafogo, por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e já não tem mais chances de chegar ao mata-mata. A queda precoce do El Verde Paisa repete as defesas de título de Internacional, LDU e San Lorenzo.
A tragédia, contudo, não foi nenhuma surpresa. Já era até anunciada. O Atlético Nacional começou a Libertadores 2017 com três derrotas seguidas. O atual campeão caiu ante Barcelona (2 a 1) e Estudiantes (1 a 0) fora de casa e para o Botafogo (2 a 0) diante da torcida. O primeiro triunfo aconteceu só no returno, por 4 a 1, sobre o Estudiantes, em Medellín. Mas a situação já era insustentável e o tropeço na Cidade Maravilhosa confirmou a queda com uma rodada de antecedência.
Falando em brasileiros, o Internacional foi o primeiro campeão eliminado na Fase de Grupos nesta nova era da Libertadores. Campeão em 2006, o Colorado não teve forças para superar o grupo com Vélez Sársfield, Nacional-URU e Emelec. Nem todos, porém, fizeram feio. É verdade que não houve bicampeão, mas o São Paulo ficou com o vice em 2006, enquanto Boca Juniors, em 2008, e Santos, em 2012, chegaram até a semifinal.
Campeões!Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio.
A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes.
A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira o desempenho dos campeões da Libertadores no ano seguinte ao título:2006
São Paulo (Vice-campeão)
2007
Internacional (Fase de Grupos)
2008
Boca Juniors-ARG (Semifinal)
2009
LDU-EQU (Fase de Grupos)
2010
Estudiantes-ARG (Quartas de final)
2011
Internacional (Oitavas de final)
2012
Santos (Semifinal)
2013
Corinthians (Oitavas de final)
2014
Atlético Mineiro (Oitavas de final)
2015
San Lorenzo-ARG (Fase de Grupos)
2016
River Plate-ARG (Oitavas de final)
2017
Atlético Nacional-COL (Fase de Grupos)