Mato Grosso - O Luverdense Esporte Clube tem apenas 13 anos - foi fundado em 24 de janeiro de 2004 -, mas já acumula oito títulos. Sem falar que quatro dessas voltas olímpicas foram invictas. A mais recente aconteceu na última terça-feira, quando o representante de Lucas do Rio Verde - distante 334 km de Cuiabá - segurou o Paysandu, em Belém, e garantiu o inédito troféu da Copa Verde.
Primeiro clube do interior a conquistar a Copa Verde, o Luverdense obteve seis vitórias (quatro em casa e duas fora) e dois empates como visitante, além de 20 gols a favor (melhor ataque) e só sete contra. Aproveitamento de 83,3%, o melhor entre os quatro campeões do torneio.
Também há seis anos, o Luverdense garantiu a invencibilidade no título da Copa Pantanal. Para chegar ao lugar mais alto do pódio, o LEC goleou o Cruzeiro, por 5 a 0, e bateu o Internacional na decisão, por 1 a 0. Raposa e Colorado, contudo, atuaram na Copa Pantanal com times juniores. O Cuiabá foi o outro participante da competição.
Título com tropeços!A campanha do primeiro título estadual foi logo em 2009. Na oportunidade, o LEC obteve 14 triunfos, quatro empates e seis derrotas. O Luverdense também faturou o Mato-grossense 2012 com dez vitórias, oito empates e quatro derrotas. Já no ano passado, a volta olímpica teve só duas derrotas, além de 11 triunfos e seis empates.
Na Série B desde 2014, quando subiu da Série C com o 3º lugar em 2013, o Luverdense buscará seu primeiro título ou sua primeira passagem à Série A. Derrotado na estreia da Série B pelo Juventude, por 2 a 1, em Caxias do Sul, o time do técnico Júnior Rocha voltará a campo neste sábado, às 16h30, para encarar o CRB na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela 2ª rodada.