Portal Eventos
Ligue 1
Em 22 de maio de 2017 às 09:44

Real Madrid? Juventus? Que nada! Monaco tem a melhor campanha entre os campeões

Dos seis principais campeões europeus, apenas um não atinge o aproveitamento de 80%

da Redação -

São Paulo - Real Madrid e Juventus não só estão na final da UEFA Champions League como foram campeões da La Liga e Lega Serie A, respectivamente. Mas a dupla não é a responsável pelo melhor aproveitamento entre os vencedores europeus. A melhor campanha é do Monaco, campeão da Ligue 1. A oitava volta olímpica dada após 17 anos teve aproveitamento de 83,3%.

O clube francês obteve 30 vitórias (17 em casa e 13 fora), cinco empates (um como mandante e quatro como visitante) e só três derrotas (uma diante da torcida e duas fora), além de 107 gols a favor e 31 contra. O Monaco, aliás, tem o melhor sistema ofensivo entre os atuais campeões dos seis principais torneios europeus.

 Monaco não só foi o campeão europeu com o melhor aproveitamento como também teve o melhor ataque na temporada!Monaco / Site OficialMonaco não só foi o campeão europeu com o melhor aproveitamento como também teve o melhor ataque na temporada!
O Real Madrid, por exemplo, pode contar com Cristiano Ronaldo, mas fechou a La Liga com 106 bolas nas redes. A campanha dos merengues ao longo 33º título espanhol contou com 29 vitórias (14 em casa e 15 fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e só três derrotas (uma diante da torcida e duas fora). Aproveitamento de 81,6%.

Esse é o mesmo aproveitamento do Chelsea que leva vantagem nos critérios de desempate. O campeão da Premier League chegou a 30 triunfos (17 como mandante e 13 como visitante), três empates longe da torcida e cinco derrotas (duas em casa e três fora). Houve ainda 85 gols a favor e 33 tentos tomados. Os Blues foram campeões pela sexta vez.

Quase iguais...
Enquanto isso, a diferença entre os campeões alemão e português aconteceu só no saldo de gols. Bayern de Munique e Benfica deram a volta olímpica com aproveitamento de 80,4% e 25 vitórias, mas os bávaros conseguiram 67 tentos de saldo, ante 54 dos portugueses. Entre as vitórias dos Bayern de Munique há 13 em casa e 12 fora, além de sete empates (quatro como mandante e três como visitante) e duas derrotas longe da torcida. O Bayern ainda fez 89 gols a favor e sofreu 22.

Já a campanha do Benfica contabilizou 14 triunfos ao lado da torcida e 11 fora. O clube de Lisboa também obteve sete empates (três como mandante e quatro como visitante) e duas derrotas fora de casa, além de 72 tentos a favor e 18 tomados. Dos seis campeões, apenas um não atinge aproveitamento de 80%.

A Juventus foi campeã com desempenho de 79,3%. Mesmo tendo um jogo a fazer, a Velha Senhora só poderia chegar a 79,8%. O 33º título do clube de Turim, o sexto seguido, foi obtido com 28 vitórias (18 em casa e dez fora), quatro empates (um como mandante e três como visitante) e cinco derrotas longe da torcida, além de 75 gols a favor e 26 contra.

Confira o aproveitamento dos seis principais campeões europeus na temporada 2016/2017:

CAMPEÃOAPROVEITAMENTO
Monaco83,3%
Chelsea81,6%
Real Madrid81,6%
Bayern de Munique80,4%
Benfica80,4%
Juventus79,3%