São Paulo - O Manchester United esperou quase uma década para voltar a saborear a Europa. É verdade que o título desta quarta-feira não tem o mesmo gosto da UEFA Champions League de 2007/2008 ou das duas outras conquistas (1967/1968 e 1998/1999), mas ainda assim garante os Diabos Vermelhos em uma seleta lista de campeões. Os ingleses derrotaram o Ajax, por 2 a 0 - gols de Pogba logo aos 18 minutos do 1º tempo e Henrik Mkhitaryan aos 3 minutos do 2º tempo -, na Friends Arena, em Solna, na Suécia, e conquistaram o primeiro título da sua história na UEFA Europa League. O United é o 12º clube a ter voltas olímpicas da UCL e da UEL.
O treinador português, por sinal, mostrou novamente que é pé quente. Sem nunca ter perdido uma final europeia, ele já havia conquistado a própria UEL que, em 2002/2003, era chamada de Copa da UEFA, e a UEFA Champions League (2003/2004) pelo Porto e ainda abocanhou a UCL com a Internazionale (2009/2010). A caminhada até o lugar mais alto do pódio na atual temporada, contudo, não começou bem.
O Manchester United só garantiu a vice-liderança no Grupo A da Primeira Fase que ainda tinha o líder Fenerbahçe e os eliminados Feyenoord e Zorya. Na Segunda Fase, os ingleses despacharam o St-Étienne. Rostov, Anderlecht - na prorrogação - e Celta ficaram pelo meio do caminho durante o mata-mata. A campanha do campeão teve dez vitórias (seis em casa e quatro fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 25 gols a favor e oito contra. Aproveitamento de 73,3%.
Campeões!A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma, Chelsea e, agora, Manchester United.
Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 16 conquistas, contra 12 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.