Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 27 de maio de 2017 às 01:40

Brasileiros deixam Libertadores com média de público superior a UEL e três campeonatos europeus

Em 28 partidas dos brasucas, média chegou a 26.838 pagantes, segundo levantamento do Sr. Goool

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Fase de Grupos da Libertadores foi encerrada, na última quinta-feira, com a definição dos 16 clubes classificados. Ao todo, seis brasileiros avançaram para o mata-mata. Levando em conta todas as fases do torneio sul-americano, a média dos brasucas nas arquibancadas chegou a 26.838 pagantes, segundo levantamento do Sr. Goool. Tal marca supera as médias da UEFA Europa League, Lega Serie A, Ligue 1 e Primeira Liga.

O público total dos 28 jogos dos brasileiros em casa alcançou 751.450 espectadores. Destaque para o eliminado Flamengo que superou, em todas as suas partidas, os 50 mil apaixonados. O melhor público rubro-negro ocorreu diante da Universidad Católica (54.555). Enquanto isso, a Chapecoense - que também terá que contentar-se com a CONMEBOL Sul-americana - registrou as arquibancadas mais vazias entre os brasucas.

A virada sobre o Zulia foi vista por apenas 4.423 testemunhas na Arena Condá, em Chapecó. Além do clube catarinense, só o classificado Santos ficou abaixo dos dez mil pagantes. Na acanhada Vila Belmiro, o Peixe bateu o Sporting Cristal sob os olhares de 6.623 fãs. Não por acaso, o clube alvinegro tem a pior média entre os brasileiros classificados.

 Melhores públicos não foram suficientes para manter o Flamengo na briga pelo título da Libertadores!Gilvan de Souza / FlamengoMelhores públicos não foram suficientes para manter o Flamengo na briga pelo título da Libertadores!
Médias de pagantes!
Em três jogos como mandante, o Santos apresenta apenas 15.306 torcedores. O maior público aconteceu diante do Santa Fe em partida realizada no Pacaembu (26.153). Além do Peixe, só o Atlético Mineiro apresenta média inferior a 20 mil pagantes (18.063). O Galo costuma atuar no Independência que tem capacidade bem inferior ao Mineirão. As médias dos outros brasucas são: Palmeiras (38.273), Botafogo (30.690), Atlético Paranaense (24.810) e Grêmio (22.609).

De qualquer forma, os oito clubes brasileiros na Libertadores conseguiram desbancar torneios importantes na Europa. Em 249 jogos, a edição 2016/2017 da UEFA Europa League, por exemplo, foi encerrada com média de 20.039 pagantes e total de quase 5 milhões de torcedores (4.949.662). Lega Serie A (22.127), Ligue 1 (21.199) e, principalmente, Primeira Liga (11.833) também não chegam perto da Libertadores.

Para desbancar o torneio mais importante da América do Sul, só o mais importante da Europa. A uma partida de dar números finais na temporada, a UEFA Champions League apresenta média de 41.229 apaixonados. Não satisfeita, a já finalizada Bundesliga ostenta média ainda maior do que a UCL e bem superior a UEL (41.492). Premier League (35.809) e La Liga (28.257) também batem a Libertadores.

Potes!
Os confrontos da próxima etapa da Libertadores serão definidos por sorteio. A CONMEBOL colocará todos os líderes em um pote e os vices em outro pote. Pela ordem: Atlético Mineiro, Lanús, Grêmio, River Plate, Palmeiras, Santos, Botafogo e San Lorenzo foram os líderes dos seus grupos. Os vices foram Godoy Cruz, Guaraní, Emelec, Barcelona, Atlético Paranaense, The Strongest, Jorge Wilstermann e Nacional.

Dos brasucas, só Flamengo e Chapecoense foram eliminados. Na verdade, a dupla garantiu presença na CONMEBOL Sul-americana, assim como Estudiantes, Santa Fe, Independiente Medellín, Atlético Tucumán, Libertad e Deportes Iquique. A Chape ainda sonha com a classificação após ter entrado com recurso para recuperar os três pontos perdidos por ter escalado de forma irregular o zagueiro Luiz Otávio.