Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 26 de maio de 2017 às 16:40

Libertadores não tinha tão poucos países nas oitavas de final desde 2008

Apenas Brasil, Argentina, Equador, Bolívia, Uruguai e Paraguai seguem na briga pelo título

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Libertadores, na atual temporada, inchou o número de fases e participantes. Mas no momento em que começará a reta final, o torneio sul-americano será bem seletivo. Apenas clubes de seis países seguem na briga pelo título. Isso não acontecia desde 2008, segundo levantamento do Sr. Goool. O Brasil é o grande destaque com seis dos seus oito clubes. Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Santos avançaram, sendo que só o Furacão não garantiu a liderança.

A Argentina também mostra sua força com quatro integrantes no mata-mata (River Plate, San Lorenzo, Lanús e Godoy Cruz). O Godoy Cruz, apesar da vice-liderança, obteve a melhor campanha entre os 2ºs colocados. Enquanto isso, Equador (Barcelona e Emelec) e Bolívia (The Strongest e Jorge Wilstermann) surpreenderam com dois clubes cada, um a mais do que os tradicionais Uruguai (Nacional) e Paraguai (Guaraní).

Os confrontos da próxima etapa da Libertadores serão definidos por sorteio. A CONMEBOL colocará todos os líderes em um pote e os vices em outro pote. Pela ordem: Atlético Mineiro, Lanús, Grêmio, River Plate, Palmeiras, Santos, Botafogo e San Lorenzo foram os líderes dos seus grupos. Os vices foram Godoy Cruz, Guaraní, Emelec, Barcelona, Atlético Paranaense, The Strongest, Jorge Wilstermann e Nacional.

 Grêmio foi o último brasileiro a carimbar o passaporte para as oitavas de final da Libertadores!Lucas Uebel / GrêmioGrêmio foi o último brasileiro a carimbar o passaporte para as oitavas de final da Libertadores!
Seletivo!
Um mata-mata tão seleto não acontecia há nove anos. Na Libertadores de 2008 também foram seis países nas oitavas de fina. Brasil e Argentina, como de costume, puxaram a fila que ainda contou com clubes do México, Uruguai, Colômbia e Equador. Os mexicanos, aliás, não participaram da atual edição, o que ajudou na baixa representatividade dos países. Afinal, o México sempre esteve nas oitavas de final desde 2005.

Neste período de 13 anos, os recordes foram registrados em 2009 e 2010. Naquelas oportunidades, nada menos do que nove países sonharam com a conquista do torneio mais importante da América do Sul. Em 2009 houve clubes de Brasil, Argentina, Equador, Uruguai, Peru, Venezuela, México, Chile e Paraguai. A volta olímpica acabou com o Estudiantes. Já em 2010, o título ficou com o Internacional. O mata-mata começou com Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Paraguai, Equador, Chile e México.

Confira os países que tiveram representantes nas oitavas de final da Libertadores:

2005 (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Chile, Paraguai e México)

2006 (Brasil, Argentina, México, Colômbia, Equador, Uruguai e Paraguai)

2007 (Brasil, Argentina, Paraguai, México, Colômbia, Uruguai, Chile e Venezuela)

2008 (Brasil, Argentina, México, Uruguai, Colômbia e Equador)

2009 (Brasil, Argentina, Equador, Uruguai, Peru, Venezuela, México, Chile e Paraguai)

2010 (Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Paraguai, Equador, Chile e México)

2011 (Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, México, Chile, Equador e Uruguai)

2012 (Brasil, Argentina, Equador, Chile, Bolívia, Paraguai, México e Colômbia)

2013 (Brasil, Argentina, Uruguai, Equador, México, Colômbia, Peru e Paraguai)

2014 (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia e México)

2015 (Brasil, Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador, Uruguai, México e Paraguai)

2016 (Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador, México, Venezuela e Paraguai)

2017 (Brasil, Argentina, Equador, Bolívia, Uruguai e Paraguai)