São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2013, permitiu que os clubes da Liberadores também disputassem a Copa do Brasil e já a partir das oitavas de final. Os participantes do torneio sul-americano sempre marcaram presença nas quartas de final, mas não com o domínio visto na atual temporada, segundo levantamento do Sr. Goool. Ao todo, sete dos oito classificados vieram da Libertadores.
A única exceção é o Cruzeiro que despachou a Chapecoense, eliminada na Fase de Grupos da maior competição da América do Sul. A Raposa está desde o início na Copa do Brasil e, para chegar às quartas de final, eliminou Volta Redonda, São Francisco, Murici e São Paulo. Os clubes que entraram desde o início no torneio nacional como o Cruzeiro, aliás, sofreram ao longo da caminhada.Como se não bastasse um novo inchaço de clubes e fases por parte da CBF, apenas cinco participantes da Primeira Fase tiveram o direito de jogar as oitavas de final contra os oito da Libertadores e os campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde. Tanto é que a turma da Libertadores dominou a parada. Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos seguem na briga pelo título da Copa do Brasil.
Já em 2013 e 2015 foram só dois clubes da Libertadores. Corinthians e Grêmio até chegaram às quartas de final há quatro anos, mas o título ficou com o Flamengo, desde o início no torneio nacional. Em 2015, a volta olímpica foi do Palmeiras que não deu chance para a dupla da Libertadores (São Paulo e Internacional).
O sorteio dos confrontos das quartas de final pela Copa do Brasil será realizado na próxima segunda-feira, 5 de junho.O Sr. Goool é o único site que acompanha a Copa do Brasil com tabela, chaveamento, ranking de público e renda, simulador de jogos e estatísticas. Valorize o trabalho do Sr. Goool. Divulgue! Compartilhe nossas ferramentas. E se você tiver site ou blog, tenha todas as ferramentas através do Plugin Sr. Goool! Saiba mais aqui!
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Grêmio assumiu a liderança com cinco conquistas. O Cruzeiro estacionou nos quatro títulos, um a mais do que Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Confira os clubes da Libertadores que chegaram às quartas de final da Copa do Brasil:2013
Corinthians e Grêmio
2014
Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Atlético Mineiro
2015
São Paulo e Internacional
2016
Atlético Mineiro, Grêmio, Palmeiras e Corinthians
2017
Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos