São Paulo - O início das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro tem sido bom para a maioria dos campeões estaduais. Entre os 18 que disputam, ao menos, uma divisão nacional, nove estão na zona de classificação, sendo de Copas ou acesso. Há ainda seis vencedores na zona intermediária das competições e apenas três na zona de rebaixamento.
O melhor desempenho é da Chapecoense, campeã catarinense. A Chape lidera pela primeira vez em sua história o Brasileirão. Sem falar que o clube de Chapecó encerrou jejum de dez anos sem catarinenses no topo da elite nacional. Logo abaixo da Chapecoense há outro campeão estadual. Trata-se do Corinthians que só está na vice-liderança por causa do saldo de gols.
Enquanto isso, a zona de acesso da Série B conta com Paysandu e CRB, vencedores dos Estaduais do Pará e Alagoas, respectivamente. O Confiança, melhor clube do Sergipano, também está na zona de acesso, mas da Série C. Já Atlético Acreano e Altos ocupam a zona de classificação para a Segunda Fase da Série D. Se o Galo faturou o Estadual do Acre, o Altos levou pela primeira vez na sua história o Piauiense.
Atlético Mineiro, ABC, Ceará, Botafogo-PB, São Raimundo-RR e Novo Hamburgo, por enquanto, não estão no céu, mas também não queimam no inferno. O sexteto pode ter faturado seus Estaduais, mas ainda precisa melhorar nas divisões do Brasileirão. Pelo menos, essa turma está melhor do que Vitória, Goiás e Cuiabá - integrantes da zona de rebaixamento das Séries A, B e C, respectivamente.
Confira a situação dos campeões estaduais nas Séries A, B, C e D do Brasileirão:Zona de classificação (Copas e acesso)
Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Flamengo
Paysandu, CRB
Confiança
Atlético Acreano, Altos
Zona intermediária
Atlético Mineiro
ABC, Ceará
Botafogo
São Raimundo, Novo Hamburgo
Zona de rebaixamento
Vitória
Goiás
Cuiabá