Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 02 de junho de 2017 às 00:11

Argentina será maioria na Segunda Fase da Sul-americana; Quatro campeões brigarão pelo título

Apenas Venezuela e Peru não terão mais representantes no segundo torneio mais importante da América do Sul

da Redação -

São Paulo - A CONMEBOL Sul-americana já conhece todos os 32 clubes garantidos à Segunda Fase. Além dos 22 classificados na Primeira Fase, o torneio ganhou dez participantes da Libertadores - sendo dois da Terceira Fase e os oito 3ºs colocados da Fase de Grupos. Na atual etapa da Sul-americana, a Argentina será maioria com sete clubes, um a mais do que o Brasil. Enquanto isso, apenas Venezuela e Peru não terão representantes no segundo torneio mais importante da América do Sul.

Entre os sete classificados da Argentina, Arsenal e Independiente já deram a volta olímpica na CONMEBOL Sul-americana. O clube de Sarandí ficou com o título em 2007, enquanto o Independiente fez a festa três anos depois. Estudiantes e Atlético Tucumán são os hermanos que vieram da Libertadores. Entre os brasileiros há Flamengo e Chapecoense que deixaram o principal torneio do continente.

 Fluminense é um dos seis clubes brasileiros que seguem em busca do título da CONMEBOL Sul-americana!Nelson Perez / FluminenseFluminense é um dos seis clubes brasileiros que seguem em busca do título da CONMEBOL Sul-americana!
O Brasil não conta mais com campeões nesta edição da Sul-americana. Abaixo dos principais países da América do Sul há Paraguai e Colômbia com cinco clubes cada. E os colombianos terão a força do Santa Fe, campeão em 2015. Além do trio de vencedores já mencionado, o torneio contará com a LDU, campeã em 2009. Os equatorianos serão responsáveis por três clubes.

A decepção fica por conta do Uruguai. Há tempos os uruguaios já não são mais os mesmos. Só o novato Boston River conseguiu avançar. O Uruguai está atrás até mesmo da Bolívia que contará com Bolívar, Nacional Potosí e Oriente Petrolero. Já o Chile terá dois clubes (Deportes Iquique e Palestino). Os confrontos da Segunda Fase serão definidos por sorteio.

Regulamento:
A Segunda Fase terá os 22 clubes classificados na Primeira Fase, além de dez clubes da Libertadores - os dois com as melhores campanhas na Terceira Fase e os oito 3ºs colocados na Fase de Grupos. Esta fase também será eliminatória em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.

Com o mesmo formato de ida e volta serão jogadas as oitavas, quartas, semis e final. A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vagas na Recopa Sul-Americana e na Copa Suruga.

Confira todos os classificados para a Segunda Fase da CONMEBOL Sul-americana:

Argentina (7)

Atlético Tucumán
Arsenal
Defensa y Justicia
Estudiantes
Huracán
Independiente
Racing

Brasil (6)

Chapecoense
Corinthians
Flamengo
Fluminense
Ponte Preta
Sport

Paraguai (5)

Cerro Porteño
Libertad
Nacional
Olimpia
Sol de América

Colômbia (5)

Deportivo Cali
Independiente Medellín
Junior
Patriotas
Santa Fé

Equador (3)

Fuerza Amarilla
LDU
Universidad Católica

Bolívia (3)

Bolívar
Nacional Potosí
Oriente Petrolero

Chile (2)

Deportes Iquique
Palestino

Uruguai (1)

Boston River