São Paulo - A superioridade não é só dos clubes da Libertadores nas quartas de final da Copa do Brasil. O torneio nacional também ficou restrito a apenas duas regiões. É verdade que Sul e Sudeste sempre deram as cartas, mas não com o domínio que tem sido visto nas últimas temporadas. Desde que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) permitiu a participação dos integrantes da Libertadores na Copa do Brasil, as quartas de final tornaram-se reduto dessas duas regiões. Na atual edição são seis clubes do Sudeste (Atlético Mineiro, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e Santos) e dois do Sul (Atlético Paranaense e Grêmio).
Nos dois primeiros anos com a presença dos clubes da Libertadores, Sul e Sudeste também mostraram força, mas viram as quartas de final com os nordestinos ABC e América de Natal, em 2014, e o Goiás, do Centro-Oeste, em 2013. Antes da nova regra, as duas principais regiões do futebol também mandavam na Copa do Brasil, mas não com tanto domínio. Em 2012, por exemplo, as quartas de final tiveram quatro regiões.
Nordeste e Centro-Oeste, por sua vez, sempre colocaram seus representantes na reta final do torneio nacional. O Sport, aliás, foi campeão em 2008. O Norte é que tem deixado a desejar. A última vez da região nas quartas de final foi na longínqua temporada de 2004 através do tocantinense Palmas.O sorteio dos confrontos das quartas de final pela Copa do Brasil será realizado na próxima segunda-feira, 5 de junho.
O Sr. Goool é o único site que acompanha a Copa do Brasil com tabela, chaveamento, ranking de público e renda, simulador de jogos e estatísticas. Valorize o trabalho do Sr. Goool. Divulgue! Compartilhe nossas ferramentas. E se você tiver site ou blog, tenha todas as ferramentas através do Plugin Sr. Goool! Saiba mais aqui!
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Grêmio assumiu a liderança com cinco conquistas. O Cruzeiro estacionou nos quatro títulos, um a mais do que Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.