São Paulo - A UEFA Champions League foi encerrada em grande estilo. Não só pelo histórico título do Real Madrid, o 12º no geral e o segundo seguido. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o maior torneio de clubes da Europa registrou aumento no público e a média de gols pulou para três por partida. Também pudera! Os merengues atropelaram a Juventus, por 4 a 1, na final em Cardiff. O time de Cristiano Ronaldo, aliás, obteve o melhor ataque da UCL (36).
Levando em conta os jogos desde o Playoff final, a UEFA Champions League contabilizou 440 gols, sendo 261 dos mandantes e 179 dos visitantes. Média de 3,03 tentos por confronto. Na temporada passada, por exemplo, o torneio europeu não passou de 2,80 gols por duelo. O empate, por 1 a 1, foi o resultado mais repetido da edição 2016/2017 - 19 vezes.
Todos esses gols foram comemorados por muitos torcedores. A festa saiu de campo e chegou até as arquibancadas. Em 145 partidas, a UCL obteve média de 41.400 pagantes. O público total alcançou a marca de 5.961.657 torcedores. A média atual também supera a edição passada que sequer chegou a 40 mil espectadores (39.275).A decisão no País de Gales contou com a presença de 65.842 apaixonados. Enquanto isso, o maior público do campeão Real Madrid teve a presença de 78.346 madrilenos. As melhores marcas, contudo, são do rival Barcelona. Em três oportunidades, o Barça contou com a massa de 96.290 pagantes. O Camp Nou recebeu tal público nos confrontos ante Manchester City, PSG e Juventus.
No ranking de clubes, o clube catalão conseguiu a liderança com média de 85.863 fãs em cinco jogos como mandante. A vice-liderança acabou com o Tottenham. Em três partidas em casa, o clube inglês chegou a marca de 77.519 fanáticos. O Top 3 foi fechado pelo Real Madrid. O campeão, em suas seis duelos ao lado do torcedor, garantiu média de 75.547 pagantes e total de 453.279 torcedores.
Vice-líder do seu grupo com Borussia Dortmund, Legia e Sporting, o Real Madrid até a final passou por Napoli, Bayern de Munique - na prorrogação - e o rival Atlético de Madrid. O título foi obtido com nove vitórias (cinco em casa, três fora e a decisão em campo neutro), três empates (um como mandante e dois como visitante) e só uma derrota longe da torcida, além de 36 gols a favor e 18 contra. Campeão novamente, os merengues voltarão a disputar a Supercopa da UEFA. O desafiante desta vez será o Manchester United, campeão da UEFA Europa League.