Rondônia - O Campeonato Rondoniense é um dos cinco Estaduais que ainda não foram finalizados na temporada 2017. Como se não bastasse o desrespeito ao calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a "competição" com as divisões do Brasileirão, o Estadual de Rondônia ainda irá escalar o mesmo assistente para jogos em dois dias seguidos e em diferentes cidades neste meio de semana. Tudo por falta de profissionais.
Se o jogo em Ariquemes não vale nada para os clubes na classificação, a partida entre Genus e Barcelona poderá decidir o campeão do returno. E será justamente neste confronto que o assistente estará mais debilitado. Além de ter atuado um dia antes, ele enfrentará uma viagem de 198 km até a capital de Rondônia. Sem falar que o jogo para a arbitragem nunca acaba após o apito final. Há a necessidade de preencher a súmula e ainda realizar outros trâmites o que só atrasará a partida de Falcão.
Jornada dupla!
O assistente Edílson Soares Falcão trabalhou, até aqui, em cinco jogos pelo Campeonato Rondoniense. Todos aconteceram em Ariquemes. Foram três empates e duas vitórias dos mandantes. O profissional ainda esteve presente em um duelo da Copa Verde. A segunda parte da explicação da FFER sobre a escolha de escalar o mesmo assistente em jogos em dias seguidos retrata bem a atual situação da arbitragem nacional que não é profissionalizada.
"Outra situação que aconteceu e forçou a escalação de Edilson Falcão foi problemas em escalar no meio de semana, pois alguns árbitros e assistentes não podem sair em virtude de seus trabalhos. Infelizmente o quadro de arbitragem ainda é reduzido. Por entender a impossibilidade de alguns assistentes, a Comissão de Arbitragem optou pela escala de Edilson Falcão em dias diferentes e, lógico, dando total apoio logístico e de transporte para o mesmo e sempre acreditando em seu desempenho. Vale ressaltar que a cidade de Ariquemes é a mais próxima da capital Porto Velho", completou a assessoria da FFER.
O Sr. Goool, nos últimos anos, tem denunciado a prática da CBF e de Federações em escalar assistentes e árbitros em jogos seguidos e com intervalo inferior a 24 horas. Houve até caso em que um árbitro FIFA apitou duas finais em menos de 24 horas. As denúncias começaram em 2015.Pode tudo!
O Art. 25 do Regulamento Geral das Competições não menciona arbitragem, mas proíbe jogadores de atuarem em um curto espaço de tempo.
"Os clubes e atletas profissionais não poderão, como regra geral, disputar partida sem observar o intervalo mínimo de sessenta (60) horas".
O Sr. Goool conta com uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional. A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhados pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. (Clique na imagem abaixo e tenha o sistema de busca da arbitragem!)