Rio Grande do Sul - A Série B do Campeonato Brasileiro já esperava uma força do Rio Grande do Sul e uma liderança gaúcha. Na verdade, a divisão contava com o sucesso do Internacional, o que, até aqui, não aconteceu. A sensação no início desta temporada é o Juventude. O clube de Caxias do Sul segue invicto após cinco rodadas e, com a vitória sobre o Criciúma no Alfredo Jaconi, por 1 a 0, na última terça-feira, assumiu a liderança. A largada atual do Juventude supera até mesmo o desempenho do clube no último acesso à Série A, segundo levantamento do Sr. Goool.
O Juventude acumula três vitórias em casa e dois empates como visitante, sendo um contra o Inter, por 1 a 1, em pleno Beira-Rio. O clube do interior ainda ostenta seis gols a favor e três contra. Aproveitamento de 73,3%. Em 1994, como comparação, o Juventude chegou a sofrer uma derrota durante seus cinco primeiros jogos - 2 a 1 para a Ponte Preta.
A campanha atual também é a melhor do Juventude nos pontos corridos. Pela terceira vez na Série B desde 2006, o Ju obteve dez pontos nas cinco primeiras rodadas de 2008 e marcou quatro na edição seguinte da divisão. Em 2009, por sinal, o clube do interior seria rebaixado à Série C. O Juventude ainda passou três temporadas na Série D (entre 2011 e 2013) e só voltou à Série B no ano passado após ficar na Série C entre 2014 e 2016.
O Juventude, para manter a boa fase, a liderança e a invencibilidade, voltará a campo no próximo sábado, às 16h30, quando irá encarar o Boa Esporte no Estádio do Melão, em Varginha, pela 6ª rodada da Série B.