Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 09 de junho de 2017 às 01:54

Corinthians, de Carille, supera campanhas dos títulos nos pontos corridos e só rivaliza com bi de 98-99

Vitória sobre o Vasco deixou o invicto Timão com 13 pontos de 15 disputados no Brasileirão

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Fábio Carille estudou, atualizou-se, conversou e trabalhou muito durante oito anos. Oito longas temporadas que aproveitou o convívio com grandes treinadores, entre eles, Tite. Apesar de ser mais um técnico da nova geração, Carille tem longa bagagem e tem mostrado todo esse conhecimento em seu primeiro trabalho como comandante. Ele já garantiu o título paulista ao Corinthians e, agora, realiza campanha superior a de todos os títulos do Timão no Campeonato Brasileiro da Série A de pontos corridos. A largada atual só rivaliza com o bicampeonato da década de 90, segundo levantamento do Sr. Goool.

Ao atropelar o Vasco, por 5 a 2, em pleno São Januário, no Rio de Janeiro, o Corinthians chegou aos 13 pontos de 15 possíveis. Aproveitamento de 86,7%. São quatro vitórias (uma em casa e três fora) e um empate como mandante, além de dez gols a favor e três contra. A melhor campanha em anos de título nos pontos corridos havia sido em 2011.

 Campanha atual do Corinthians já supera as largadas dos três títulos no Brasileirão de pontos corridos!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansCampanha atual do Corinthians já supera as largadas dos três títulos no Brasileirão de pontos corridos!
Sob o comando de Tite e seu fiel escudeiro Fábio Carille, o Corinthians abocanhou 11 pontos com três triunfos e dois empates. A pontuação, naquela momento, dava ao Timão o 3º lugar. Em compensação, as conquistas de 2005 e 2015 começaram de forma ainda mais modesta com apenas sete pontos obtidos. Aproveitamento de só 46%.

Nos pontos corridos, a única largada que alcança o atual início do clube paulista foi a de 2010. Há sete anos, o Alvinegro do Parque São Jorge também anotou 13 pontos em cinco rodadas. O Corinthians, naquela oportunidade, terminaria o Brasileirão na 3ª colocação. Mas levando em conta os seis títulos nacionais, a campanha atual só rivaliza com o bicampeonato de 1998 e 1999.

Antes dos pontos corridos...
O melhor desempenho ocorreu em 1999. O aproveitamento daquele time foi perfeito nos cinco primeiros desafios. Além dos triunfos, o Corinthians ainda marcou 19 gols e sofreu só seis. O Timão, aliás, venceria os sete primeiros jogos. Não por acaso, o bi foi confirmado no final do ano. Um ano antes, o Corinthians marcou 13 pontos nas cinco partidas iniciais.

A única campanha de título que destoa é a de 1990. No ano da primeira volta olímpica nacional, o Corinthians começou titubeante o Brasileirão. Em cinco rodadas foram cinco pontos. Aproveitamento de 50%. Naquela época, cada vitória valia apenas dois pontos. O clube paulista alcançou duas vitórias, um empate e duas derrotas. No final das contas, contudo, a superação garantiu o troféu.

Para seguir na longa caminhada rumo ao título, o Corinthians terá um grande desafio no próximo domingo, às 16 horas, quando fará o clássico contra o São Paulo, em Itaquera, pela 6ª rodada.

Confira a pontuação do Corinthians nos cinco primeiros jogos em anos de título no Brasileirão:

1990 (5)

1998 (13)

1999 (15)

2005 (7)

2011 (11)

2015 (7)