Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 10 de junho de 2017 às 01:54

3º lugar mais importante que final, melhor campanha sem vantagem... Últimas lambanças dos Estaduais

Há cinco Estaduais que ainda não encerraram suas edições e, como sempre, não desapontam

da Redação -

São Paulo - A maioria dos torcedores já acompanha as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e considera os Estaduais parte do passado. Pois bem. Há cinco competições que ainda não encerraram suas edições e, como sempre, não desapontam. Neste sábado, o Sr. Goool apresentará algumas bizarrices dos Estaduais Amazonense, Rondoniense, Pernambucano, Maranhense e Amapaense. As lambanças começam no Norte com a invenção da Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Como eu, você - torcedor internauta - ou qualquer outra Federação não pensou em finalizar um campeonato com o importantíssimo 3º lugar? O Estadual do Amazonas 2017 não será encerrado com a final entre Manaus e Nacional. Isso seria muito trivial. A decisão acontecerá já neste sábado, mas a competição só terminará na quarta-feira, 14 de junho. A FAF realizará a disputa do 3º lugar entre Fast Clube e Princesa do Solimões depois da final.

Em jogo único, Fast e Princesa lutarão pela segunda vaga da Copa Verde 2018. Em caso de empate, haverá pênaltis. Neste cenário, a final acaba sendo preliminar dos eliminados das semifinais. Essa é a valorização da FAF para seu próprio Estadual. Mas a entidade amazonense não está só. Pelo contrário. Vide o regulamento feito pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), a mesma entidade que escalou o assistente Edílson Falcão para jogos em dois dias seguidos.

 Manaus poderá ser campeão pela primeira vez, mas Amazonense terminará com a disputa do 3o lugar!Antônio Assis / FAFManaus poderá ser campeão pela primeira vez, mas Amazonense terminará com a disputa do 3o lugar!
A fórmula de disputa do Estadual de Rondônia previa dois turnos. Os campeões de cada turno garantiriam vaga nas semifinais, assim como os dois melhores colocados no geral. O Barcelona não venceu nenhum turno, mas obteve a melhor campanha no geral, comando 30 pontos, oito a mais do que o Vilhena, vencedor do 2º turno. O Barça, porém, não terá a vantagem de decidir em casa. O VEC é que poderá atuar a segunda partida ao lado da torcida por ter sido campeão de um dos turnos.

Além da conta!

Enquanto isso, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) preferiu dar um carrinho no calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na teoria, os Estaduais deveriam ser realizados em 18 datas entre 29 de janeiro e 7 de maio. O Pernambucano foi o primeiro Estadual a colocar a bola para rolar em 4 de janeiro e, até agora, não terminou.

A final entre Salgueiro e Sport será realizada apenas em 18 de junho. O Estadual de Pernambuco é o único, entre aqueles com clubes do Brasileirão, que não respeitou as datas do calendário oficial de 2017. Ainda no Nordeste, o Campeonato Maranhense atrasou por causa de um regulamento confuso e de dirigentes que não sabem ler o que assinam.

A final do 2º turno deveria ter sido realizada no início de maio, mas só aconteceu nesta semana. O Moto Club entrou na Justiça e até chegou a garantir vaga na decisão contra o Cordino. Mas o STJD colocou as coisas em seu devido lugar e o Sampaio Corrêa decidiu o título do returno. Por fim, há a bagunça do Campeonato Amapaense, último Estadual a colocar a bola para rolar. A disputa será iniciada apenas em 14 de junho. Escolha a sua bizarrice. Tem para todos os gostos!