São Paulo - A maioria dos torcedores já acompanha as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e considera os Estaduais parte do passado. Pois bem. Há cinco competições que ainda não encerraram suas edições e, como sempre, não desapontam. Neste sábado, o Sr. Goool apresentará algumas bizarrices dos Estaduais Amazonense, Rondoniense, Pernambucano, Maranhense e Amapaense. As lambanças começam no Norte com a invenção da Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Como eu, você - torcedor internauta - ou qualquer outra Federação não pensou em finalizar um campeonato com o importantíssimo 3º lugar? O Estadual do Amazonas 2017 não será encerrado com a final entre Manaus e Nacional. Isso seria muito trivial. A decisão acontecerá já neste sábado, mas a competição só terminará na quarta-feira, 14 de junho. A FAF realizará a disputa do 3º lugar entre Fast Clube e Princesa do Solimões depois da final.
Em jogo único, Fast e Princesa lutarão pela segunda vaga da Copa Verde 2018. Em caso de empate, haverá pênaltis. Neste cenário, a final acaba sendo preliminar dos eliminados das semifinais. Essa é a valorização da FAF para seu próprio Estadual. Mas a entidade amazonense não está só. Pelo contrário. Vide o regulamento feito pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), a mesma entidade que escalou o assistente Edílson Falcão para jogos em dois dias seguidos.
Além da conta!
A final entre Salgueiro e Sport será realizada apenas em 18 de junho. O Estadual de Pernambuco é o único, entre aqueles com clubes do Brasileirão, que não respeitou as datas do calendário oficial de 2017. Ainda no Nordeste, o Campeonato Maranhense atrasou por causa de um regulamento confuso e de dirigentes que não sabem ler o que assinam.
A final do 2º turno deveria ter sido realizada no início de maio, mas só aconteceu nesta semana. O Moto Club entrou na Justiça e até chegou a garantir vaga na decisão contra o Cordino. Mas o STJD colocou as coisas em seu devido lugar e o Sampaio Corrêa decidiu o título do returno. Por fim, há a bagunça do Campeonato Amapaense, último Estadual a colocar a bola para rolar. A disputa será iniciada apenas em 14 de junho. Escolha a sua bizarrice. Tem para todos os gostos!