Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 14 de junho de 2017 às 21:25

Sul-americana define duelos da Segunda Fase que terá cinco novatos e o recordista de participações

Libertad disputa pela 13ª vez o torneio sul-americano, mas jamais chegou à final

da Redação -

São Paulo - A CONMEBOL, nesta quarta-feira, sorteou os duelos da Segunda Fase da Sul-americana. O segundo torneio mais importante da América do Sul, nessa etapa, terá cinco novatos e o recordista de participações. Atlético Tucuman, Boston River, Defensa y Justicia, Fuerza Amarilla e Patriotas estão pela primeira vez na Sul-americana, enquanto o Libertad crava sua 13ª presença. O clube paraguaio, porém, tem algo em comum com os rivais: jamais foi campeão do torneio.




Racing-ARGxIndependiente de Medellín-COL
Deportivo Cáli-COLxJunior-COL
Palestino-CHIxFlamengo
Nacional Potosí-BOLxEstudiantes-ARG
Independiente-ARGxDeportes Iquique-CHI
Bolívar-BOLxLDU-EQU
Ponte PretaxSol de América-PAR
Fuerza Amarilla-EQUxSanta Fe-COL
Huracán-ARGxLibertad-PAR
SportxArsenal-ARG
FluminensexUniversidad Católica-EQU
Oriente Petrolero-BOLxAtlético Tucumán-ARG
Nacional-PARxOlimpia
Defensa y Justicia-ARGxChapecoense
Cerro Porteño-PARxBoston River-URU
Patriotas-COLxCorinthians

O melhor desempenho do Libertad, aliás, foi a semifinal de 2013. Na atual temporada, o clube do Paraguai chegou até a Sul-americana após ser eliminado no 3º lugar do seu grupo na Libertadores. O mesmo aconteceu com o Atlético Tucumán. Já o argentino Defensa y Justicia eliminou o São Paulo na Primeira Fase da CONMEBOL Sul-americana e em pleno Morumbi.

O uruguaio Boston River, por sua vez, despachou os peruanos do Comerciantes Unidos. Enquanto isso, o Fuerza Amarilla, do Equador, bateu o chileno O´Higgins. O colombiano Patriotas também eliminou um rival chileno. A vitória sobre o Everton aconteceu apenas nas penalidades máximas. Se essa turma toda nunca deu a volta olímpica, há campeões na Segunda Fase que já sonham com o título.

A LDU, por exemplo, foi campeã em 2009 e ainda ficou com o vice em 2011. O Arsenal é outro campeão garantido na nova etapa do torneio. Os argentinos venceram em 2007. Três anos depois foi a vez do Independiente, também da Argentina, dar sua volta olímpica. Mais recentemente houve os títulos do Santa Fe, em 2015, e da Chapecoense, atual campeã.

 Santa Fe é um dos campeões que marcam presença na Segunda Fase da CONMEBOL Sul-americana!Santa Fe / Site OficialSanta Fe é um dos campeões que marcam presença na Segunda Fase da CONMEBOL Sul-americana!
Campeões!
A CONMEBOL Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors-ARG é o maior vencedor do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014), Santa Fe-COL (2015) e Chapecoense (2016) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com sete conquistas. O Brasil soma três títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o campeão da Libertadores.

Regulamento:
A Segunda Fase terá os 22 clubes classificados na Primeira Fase, além de dez clubes da Libertadores - os dois com as melhores campanhas na Terceira Fase e os oito 3ºs colocados na Fase de Grupos. Esta fase também será eliminatória em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.

Com o mesmo formato de ida e volta serão jogadas as oitavas, quartas, semis e final. A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vagas na Recopa Sul-Americana e na Copa Suruga.