Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 16 de junho de 2017 às 10:27

Paulistas lideram as zonas de Copas e acesso das Séries A, B e C do Brasileirão

Mineiros, catarinenses e mato-grossenses, por outro lado, estão em maior quantidade na zona de rebaixamento

da Redação -

São Paulo - Os clubes paulistas, até aqui, destacam-se nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Cinco clubes do estado estão na zona da Libertadores ou zona do acesso nessas três divisões. Destaque para o Corinthians, líder e invicto da elite nacional. O Timão ainda tem a companhia do rival Santos na zona da Libertadores. Se o clube da capital está na zona da Fase de Grupos, o Peixe aparece na zona da Segunda Fase.

Na Série B, há um paulista na zona do acesso. Trata-se do Guarani que subiu da Série C no ano passado e, na atual temporada, ocupa a vice-liderança. A Série C, por sua vez, conta com dois representantes paulistas na zona de classificação. Botafogo e Bragantino somam os mesmos oito pontos.

 Grêmio está na cola do Corinthians e é um dos destaques do Rio Grande do Sul nas Séries A, B e C do Brasileirão!Grêmio / Site OficialGrêmio está na cola do Corinthians e é um dos destaques do Rio Grande do Sul nas Séries A, B e C do Brasileirão!
Além de São Paulo, só o Rio Grande do Sul conta com mais de um clube na parte superior das classificações. O Grêmio mostra sua força na vice-liderança do Brasileirão, a um ponto do Corinthians. Já o Juventude não tem nenhum rival a sua frente. O clube de Caxias do Sul lidera a Série B. E há ainda o Ypiranga no G4 do Grupo B da Série C.

Enquanto isso, paranaenses (Coritiba), catarinenses (Chapecoense) e baianos (Bahia) ocupam posição na zona da Libertadores da Série A. Goianos (Vila Nova) e pernambucanos (Santa Cruz), por sua vez, estão na zona de acesso da Série B. Por fim, alagoanos (CSA), cearenses (Fortaleza), paraibanos (Botafogo), paraenses (Remo) e fluminenses (Volta Redonda) ocupam o G4 da Série C.

Que situação!
Há estados, por outro lado, em situação bem delicada. Veja o caso de Minas Gerais, sem representantes na parte superior das classificações, mas com dois clubes na zona de rebaixamento. O Atlético Mineiro está na degola da Série A e o Boa Esporte, campeão da Série C 2016, amarga a penúltima posição na Série B.

Os catarinenses também contam com dois clubes na degola. O Avaí aparece na vice-lanterna da elite nacional e o Criciúma está entre os últimos colocados na Série B. Enquanto isso, Mato Grosso se faz presente nas degolas da Série B (Luverdense) e Série C (Cuiabá). Há ainda clubes da Bahia (Vitória), Paraná (Atlético Paranaense), Pernambuco (Náutico), Alagoas (ASA), Rio de Janeiro (Macaé) e São Paulo (Mogi Mirim) na zona de rebaixamento.