Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 17 de junho de 2017 às 01:13

Atlético Paranaense e Santos mantém a "tradição" de duelos brasucas nas oitavas da Libertadores

Segundo Sr. Goool, o confronto entre paranaenses e paulistas será o décimo em 18 temporadas

da Redação -

São Paulo - A Libertadores, desde que a CONMEBOL implantou as etapas anteriores à Fase de Grupos em 2005, passou a ter frequentemente confrontos brasileiros nas oitavas de final. A atual temporada é mais uma prova dessa tese com a confirmação do duelo entre Atlético Paranaense e Santos. Segundo levantamento do Sr. Goool, o confronto entre paranaenses e paulistas será o décimo em 18 temporadas. São nove edições com enfrentamentos entre rivais do Brasil nas oitavas de final.

Vice-campeão em 2005, o Furacão avançou de fase na 2ª colocação do seu grupo. O Santos, por sua vez, liderou sua chave e tentará seu quarto título no torneio mais importante da América do Sul. Durante o período analisado pelo Sr. Goool, Atlético e Santos jamais haviam enfrentado um adversário brasileiro nas oitavas de final.

 Atlético Paranaense, atrás do primeiro título, terá duelo brasileiro contra o Santos pelas oitavas de final da Libertadores!Marco Oliveira / Atlético ParanaenseAtlético Paranaense, atrás do primeiro título, terá duelo brasileiro contra o Santos pelas oitavas de final da Libertadores!
O mesmo não se pode falar do São Paulo. O Tricolor costuma pegar rivais conhecidos no primeiro mata-mata da Libertadores. Em 2005 e 2006, o Tricolor paulista se deu bem contra o Palmeiras, sendo que há 12 anos ainda foi campeão do torneio. Em 2007, 2013 e 2015, por outro lado, o São Paulo foi presa fácil de Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro. Há quatro anos, aliás, o Galo daria sua primeira volta olímpica na Liberta.

Ainda houve confrontos brasileiros nas oitavas de final em 2009 com a vitória do Palmeiras sobre o Sport, em 2010 com a conquista do Flamengo ante o Corinthians, em 2012 com o sucesso do Fluminense diante do Internacional e em 2015 com o triunfo do Inter perante o Atlético Mineiro. Há dois anos, por sinal, foram dois duelos brasucas nas oitavas de final. O outro foi o já mencionado Cruzeiro e São Paulo.

Os jogos de ida pelas oitavas de final serão disputadas entre 4 e 6 de julho. A volta acontecerá apenas entre 8 e 10 de agosto.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Grêmio e, agora, Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, será definido por sorteio. A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes.

A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira os confrontos brasileiros nas oitavas de final da Libertadores:

*classificados

2005

São Paulo* x Palmeiras

2006

São Paulo* x Palmeiras

2007

Grêmio* x São Paulo

2009

Palmeiras* x Sport

2010

Flamengo* x Corinthians

2012

Fluminense* x Internacional

2013

Atlético Mineiro* x São Paulo

2015

Cruzeiro* x São Paulo
Internacional* x Atlético Mineiro

2017

Atlético Paranaense x Santos