São Paulo - Atlético Mineiro e São Paulo se encontrarão novamente nas oitavas-de-final da Libertadores. Há possibilidade de outros duelos brasileiros já no primeiro mata-mata. E pelo histórico da competição sul-americana - de 2005 para cá -, o clube que joga a segunda partida em casa costuma se classificar.
Como fez melhor campanha no Grupo 3 da Segunda Fase, o Galo - apesar da derrota, por 2 a 0, para os paulistas - tem a favor essa mística. Até aqui, foram seis duelos de brasucas nas oitavas-de-final, com quatro vitórias dos clubes que fizeram o segundo jogo diante de sua torcida e dois triunfos daqueles que decidiram como visitante.O São Paulo é bem experiente em situações como as relatadas. O Tricolor paulista se deu bem em duas oportunidades ao eliminar o Palmeiras em 2005 - ano que se sagrou campeão - e em 2006. Mas contra um clube fora do Estado de São Paulo, o time do Morumbi foi eliminado pelo Grêmio em 2007. Em todas essas oportunidades, o clube que decidiu em casa passou de fase.
O mesmo aconteceu com o Fluminense na temporada passada. O Tricolor carioca, antes de ser eliminado pelo Boca Juniors, despachou o Internacional no Rio de Janeiro. As exceções neste levantamento feito pelo Sr. Goool são Palmeiras e Flamengo.
O Verdão, que sentiu o gosto amargo ao cair duas vezes seguidas diante de um rival paulista, adoçou a boca ao eliminar o Sport, em 2009. O Palmeiras se classificou na casa do rival ao vencer nos pênaltis, por 3 a 1. Já o Flamengo, mesmo com a derrota para o Corinthians, por 2 a 1, no Pacaembu, em São Paulo, se classificou na temporada de 2010.
Confira os duelos de brasileiros nas oitavas-de-final da Libertadores:
*Clubes classificados
2005
Palmeiras 0 x 1 São Paulo*
São Paulo 2 x 0 Palmeiras
2006
Palmeiras 1 x 1 São Paulo*
São Paulo 2 x 1 Palmeiras
2007
São Paulo 1 x 0 Grêmio*
Grêmio 2 x 0 São Paulo
2009
Palmeiras* 1 x 0 Sport
Sport 1 x 0 Palmeiras
2010
Flamengo* 1 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Flamengo
2012
Internacional 0 x 0 Fluminense*
Fluminense 2 x 1 Internacional