São Paulo - Tempos atrás, um certo técnico ganhou o apelido de "Empatite" após seu clube não perder, mas também não vencer. O tempo passou e esse treinador ganhou tudo com o Corinthians. Hoje, Tite está na Seleção Brasileira, classificada à Copa do Mundo. Os comandantes da Série C do Campeonato Brasileirão não evoluíram tanto e também não estão a altura do gaúcho, talvez por isso a divisão tenha tornado-se um festival de empates. O fato da Primeira Fase ser insossa e quase não valer nada, também contribui para que o "medo de perder, tire a vontade de ganhar".
Segundo levantamento do Sr. Goool, quase 40% dos jogos terminaram sem vencedor nas seis primeiras rodadas da Série C (38,3%). São 23 igualdades em 60 partidas. Os empates aconteceram duas vezes mais do que as vitórias dos visitantes (9). Houve ainda 28 triunfos dos mandantes. A chuva de empates intensificou-se nas últimas duas rodadas.
Para se ter uma ideia, foram 14 igualdades em 20 duelos. Na 5ª rodada, todos os cinco jogos do Grupo A não tiveram ganhador. Naquela mesma oportunidade, ainda aconteceram três empates no Grupo B. Na 1ª rodada, aliás, o Grupo B já havia contabilizado quatro empates em cinco confrontos. O Cuiabá é o recordista do quesito.Único clube sem vitória na divisão, o Dourado empatou cinco dos seis duelos. Não por acaso, o representante mato-grossense amarga a lanterna do Grupo A. Outro que não perde, mas também não ganha é o Joinville. Em seis partidas, o JEC - rebaixado na Série B do ano passado - empatou quatro. Com uma vitória e uma derrota, o Tricolor está fora do G4. Ypiranga, Bragantino, São Bento e Tombense acumulam três empates cada.
Com 135 gols, sendo 86 dos mandantes e 49 dos visitantes - média de 2,25 tentos por partida -, a Série C terá disputada a 7ª rodada entre sábado e segunda-feira.