São Paulo - O estado de São Paulo sempre dominou a Série B do Campeonato Brasileiro e não é diferente nos pontos corridos. De 2006 para cá já são três títulos. Nenhum outro estado deu tantas voltas olímpicas como os paulistas neste período. Mas ainda assim, São Paulo estava tendo dificuldade para alcançar a liderança. Tanto é verdade que o Guarani, ao vencer o Náutico, por 2 a 1, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, encerrou jejum de dois anos e sete meses.
Curiosamente, o último paulista no lugar mais alto da classificação também era de Campinas, cidade do interior de São Paulo. A Ponte Preta, em 8 de novembro, esteve na ponta durante a 34ª rodada da Série B de 2014. O rival Guarani, após conquistar o acesso na Série C do ano passado, embalou e superou o Juventude que comandava a liderança desde a 5ª rodada.Em dez partidas, o Bugre soma 19 pontos e supera o rival gaúcho no número de vitórias (6 a 5). Os seis triunfos dos paulistas foram obtidos cinco vezes em casa e um fora, além de um empate como mandante e três derrotas como visitante. Aproveitamento de 63,3%. O Guarani ainda apresenta 15 gols a favor e dez contra. O Alviverde tem três pontos de vantagem para o primeiro rival fora da zona do acesso.
O Guarani não liderava a Série B desde 2009, quando conquistou o acesso à elite do Brasileirão. Há oito anos, o clube de Campinas ficou entre a 4ª e a 13ª rodada no topo da divisão. O acesso seria confirmado com o vice-campeonato.
Paulistas na Série B!É preciso voltar a 2014 para ver um paulista na liderança. A Ponte Preta, três anos atrás, conquistaria o acesso com direito a vice-campeonato. Naquela oportunidade, a Macaca liderou a divisão entre a 26ª e 34ª rodada, quando perdeu a ponta e o título para o Joinville. A caminhada do Bugre ainda é longa, mas pelo menos o clube paulista está nos trilhos.
Para manter a ponta, o Guarani voltará a campo apenas no próximo sábado, às 19 horas, quando enfrentará o ABC no Estádio Frasqueirão, em Natal, pela 11ª rodada da Série B.