São Paulo - A Alemanha, se teve um começo modesto na Copa das Confederações, cresceu no mata-mata. Após grande atuação contra o México nas semifinais (4 a 1), os alemães confirmaram o favoritismo e o título, neste domingo, contra Chile (1 a 0), em Saint Petersburg. Stindl fez o gol alemão aos 20 minutos do 1º tempo após falha bisonha de Marcelo Díaz. Essa é a primeira vez que a Alemanha conquista a Copa das Confederações e, de quebra, encerra um jejum de duas edições sem campeões mundiais no topo do torneio.
O melhor desempenho da Alemanha havia sido em 2005, quando foi país-sede. Naquela oportunidade, os alemães ficaram com o 3º lugar ao vencer o México na prorrogação. Desta vez, contudo, a Alemanha não deu mole. Garantiu a classificação na liderança do grupo com vitórias sobre Camarões (3 a 1) e Austrália (3 a 2), além de empate ante o Chile (1 a 1). Nas semifinais, triunfo fácil ante o México.
Em 16 partidas, a Copa das Confederações na Rússia teve 43 gols. Média de 2,7 tentos por partida. Campeões invictos, os alemães tiveram o melhor ataque (12).