São Paulo - O São Paulo é o maior campeão dos pontos corridos e o único genuinamente tricampeão do Campeonato Brasileiro da Série A. Mas o time atual comandado então pelo ex-goleiro Rogério Ceni não chega nem perto da Era Muricy Ramalho. Pelo contrário. Ao ser derrotado pelo Flamengo, por 2 a 0, na Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro, pela 11ª rodada, o Tricolor paulista voltou a amargar a zona de rebaixamento após quatro temporadas, segundo levantamento do Sr. Goool. No início da tarde desta segunda-feira a diretoria do São Paulo anunciou a demissão de Rogério Ceni.
Com três vitórias em casa, dois empates (um como mandante e outro como visitante) e seis derrotas (uma ao lado da torcida e cinco fora), além de dez gols a favor e 11 contra, o São Paulo ocupa o 17º lugar com apenas 11 pontos e aproveitamento de 33,3%. O Bahia também tem os mesmos 11 pontos, os mesmos três triunfos e o saldo negativo de um gol, mas os nordestinos ficam fora da zona do descenso por causa do sistema ofensivo (13).Em 2013, o São Paulo fechou a 24ª rodada na 15ª colocação com 27 pontos. Mas na rodada seguinte, o Tricolor apanhou do rival Santos, por 3 a 0, na Vila Belmiro, em 2 de outubro, e caiu para o 17º lugar com aproveitamento de 36%. Há quatro anos, aliás, o clube do Morumbi passou oito rodadas da zona do descenso. O São Paulo esteve na 17ª posição durante a 9ª, 13ª, 18ª, 19ª, 20ª e 25ª rodada. Já na 14ª e 15ª rodada, o representante paulista esteve na 18ª colocação. No Brasileirão 2013, contudo, o São Paulo conseguiu reabilitar-se e terminou em 9º lugar com 50 pontos.
O problema é que, na atual temporada, nem o ídolo que salvava o Tricolor em 2013 tem conseguido resultados. Agora, atuando como técnico, Rogério Ceni obteve o segundo pior aproveitamento da história do São Paulo na Série A. O "Mito", como ele é chamado pelos torcedores, só vence Vail Mota que obteve 30,3% no Nacional de 1972. Um pouco a frente de Ceni aparece Oswaldo Brandão, em 1971, com 35,7%.Sem falar que Rogério Ceni foi eliminado, em poucos dias, do Paulistão - semifinais pelo rival Corinthians -, Copa do Brasil - Quarta Fase pelo Cruzeiro - e CONMEBOL Sul-americana - Primeira Fase pelo Defensa y Justicia-ARG. Para tentar sair da desastrosa situação, o São Paulo terá uma semana para trabalhar.
O próximo desafio, já sem Rogério Ceni, será o clássico contra o Santos - justamente o adversário que colocou os tricolores na zona de rebaixamento em 2013. O duelo paulista acontecerá no próximo domingo, às 19 horas, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Brasileirão.